Viagora

Alepi fará eleição para cargos vagos na Mesa Diretora na próxima terça

A votação preencherá vagas de 3º vice-presidente e 4º secretário; qualquer deputado pode concorrer.

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) definiu que, na próxima terça-feira (18), realizará uma eleição para preencher as vagas de 3º vice-presidente e 4º secretário da Mesa Diretora. As cadeiras ficaram abertas após o deputado Aldo Gil assumir uma secretaria municipal e o deputado Dr. Vinícius (PT) se afastar para exercer a liderança do governo.

O presidente da Alepi, deputado Severo Eulálio (MDB), explicou que a saída dos parlamentares gerou a necessidade da eleição. "Nosso regimento determina que quem exerce a função de liderança não deve participar da Mesa. Então, a Mesa Diretora deliberou que deu os cargos como vagos e, consequentemente, marcamos a eleição para o preenchimento dos dois cargos, para a próxima semana", disse.

Foto: Divulgação/ AlepiMesa Diretora da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) durante reunião
Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) durante reunião

De acordo com o secretário-geral da Alepi, Luciano Nunes, o processo eleitoral vai ser semelhante ao que ocorreu para a formação dos demais cargos da Mesa Diretora. Qualquer parlamentar poderá concorrer, e a escolha será feita por meio de voto secreto. O edital será publicado ainda esta semana para que os deputados interessados possam se inscrever.

Além da definição da eleição, a reunião da Mesa Diretora também abordou a agilização das votações de requerimentos, que passarão a ser feitas de forma simbólica, sem o uso do sistema eletrônico. Sobre a análise de projetos, Severo Eulálio cobrou a definição dos líderes partidários para que a composição das comissões seja finalizada.

Por fim, os membros da Mesa Diretora também escolheram os componentes do Conselho Deliberativo da Fundalegis (Fundação Rádio e Televisão Deputado Humberto Reis da Silveira). Os deputados Ana Paula (MDB), Francisco Limma (PT), Gustavo Neiva (Progressistas) e Wilson Brandão (Progressistas) farão parte do grupo, que será liderado por Severo Eulálio.

Facebook
Veja também