Promotor recomenda nova eleição para presidência da Câmara de Acauã
A Câmara Municipal de Acauã informou que já recebeu a notificação e foi feito o encaminhamento para o promotor avisando que a recomendação será acatada.
O promotor de justiça Petrônio Cavalcante expediu recomendação ao presidente da Câmara Municipal de Acauã, vereador José Lomanto de Sousa Costa, pedindo que a eleição da Mesa Diretora referente à gestão de 2025 e 2026 seja anulada por descumprimento ao ordenamento jurídico. A determinação foi publicada nesta terça-feira (11) no site do Ministério Público.
Também foi recomendado que uma nova eleição seja realizada, no prazo de 10 dias, sem que o vereador concorra à presidência da Câmara.
Segundo o representante do órgão ministerial, a irregularidade refere-se à recondução sucessiva do vereador José Lomanto pela terceira vez, ato contrário ao entendimento e às orientações do Supremo Tribunal Federal (STF).
No entendimento do STF, a prática de reeleições sucessivas para os mesmos cargos nas mesas diretoras das casas legislativas representa uma violação aos princípios republicanos e democráticos, sendo incompatível com o regime constitucional.
O promotor ainda relembrou uma decisão obtida junto ao STF que determinou o afastamento imediato do presidente da Câmara de João Costa, o vereador João Castro, devido à recondução ao mesmo cargo por três vezes consecutivas.
Em razão dos fatos, o vereador José Lomanto tem até cinco dias para encaminhar uma resposta ao Ministério Público informando se irá cumprir a recomendação.
Outro lado
Ao Viagora, a Câmara Municipal de Acauã informou que já recebeu a notificação e foi feito o encaminhamento para o promotor avisando que a recomendação será acatada.
-
Cristina Soares é um grande nome para candidatura, diz Samantha Cavalca
A parlamentar destacou que a legenda vai trabalhar para formar chapas competitivas em busca de aumentar a representatividade da oposição, principalmente na Assembleia Legislativa do Piauí. -
Promotor recomenda que prefeito de Ipiranga do Piauí realize concurso público
A medida tem o intuito de garantir que o prefeito Elvis Ramos faça a substituição gradativa dos contratos precários por servidores concursados. -
MP aciona prefeito de Lagoa Alegre na Justiça para anular contratações temporárias
A denúncia foi apresentada na última sexta-feira (21) e foi concedido um prazo de 10 dias para que seja encaminhada a relação completa de pessoas contratadas nestas condições. -
Ex-deputado Leal Júnior morre aos 75 anos em Teresina
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-parlamentar. -
Acredito que Fábio Novo tem poder de aglutinar o PT no Piauí, diz Venâncio
O vereador destacou que acredita no potencial do parlamentar para unir as correntes internas da sigla e fortalecer o partido.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir