Bombeiros do Piauí faz alerta sobre acidentes domésticos e escolares
O tenente Silvestre destaca a importância de manter materiais de cozinha sempre longe do alcance das crianças para evitar acidentes e outras situações preocupantes dentro de casa.
O corpo de Bombeiros do Piauí, faz alerta aos cuidados básicos durante esse período de volta as aulas e nos cuidados necessários em casa, principalmente com as crianças.
O tenente Silvestre destaca a importância de manter materiais de cozinha sempre longe do alcance das crianças para evitar acidentes e outras situações preocupantes em casa.

Um dos casos que marcaram a equipe do tenente foi o da pequena Anna Luiza, de 5 anos. Na época, em 2021, a ocorrência ganhou destaque nacional quando foi amplamente repercutida em todo o Brasil.
Anna Luiza brincava de cozinheira quando, ao pegar escondido uma panela de pressão dos pais, acabou acidentalmente prendendo o objeto na cabeça, o que gerou grande preocupação para a família. “Essa ocorrência foi bastante curiosa. A criança, por não ter noção do perigo, encaixou a panela de pressão na cabeça; o que parecia uma brincadeira para ela tornou-se motivo imediato de preocupação para os pais. No entanto, Anna Luiza e sua mãe, Joelma, mantiveram-se bem-humoradas durante toda a operação de retirada do objeto”, relembra o tenente.
Devido ao aumento dessas chamadas entre dezembro (considerando mês de férias para maioria dos alunos) e o primeiro bimestre do ano seguinte, o Corpo de Bombeiros do Piauí (CBMEPI) alerta pais, monitores escolares, responsáveis, cuidadores de crianças e idosos, além de adultos em geral sobre o crescimento dos acidentes domésticos nesse período.
Segundo dados do Comando de Operações dos Bombeiros (COB), os tipos de ocorrências envolvendo acidentes domésticos são os mais variados possíveis, abrangendo desde crianças a partir de um ano, até idosos com mais de 60 anos.
Com base nos relatórios de atendimento da Central 193 do CBMEPI, apenas em Teresina, entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, os acidentes mais frequentes foram cortes de anéis presos nos dedos e vazamentos de gás de cozinha. No entanto, há uma grande diversidade de ocorrências.
Embora os dados apresentados sejam apenas de Teresina, os Bombeiros atendem esse tipo de ocorrência em todo o estado do Piauí. A porta-voz do CBMEPI, coronel Najra Nunes, reforça a importância de acionar o 193 para qualquer situação de risco, independentemente da localização. “Sempre que a população se deparar com uma situação perigosa, seja em casa, na escola ou na rua, é essencial manter a calma e chamar o 193. Nossas equipes estão disponíveis 24 horas por dia para auxiliar no que for necessário, tanto na capital quanto no interior do estado”, finaliza a coronel Najra Nunes.
Por: Gisele Silva
Teresina
Piauí
Corpo de Bombeiros
Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (COPEDEM)
Centro de Teresina
-
Equatorial Piauí realizará desligamento programado em Parnaíba nesta quinta
A ação vai afetar quatro bairros, sendo Alberto Silva, Dirceu Arcoverde, Piauí e Rodoviária. -
Retratação: Viagora corrige matéria envolvendo nome de Elmorane Brito Martins Coelho
O Viagora vem a público se retratar pela matéria publicada. -
Afogamentos no litoral do Piauí diminuem no 1º trimestre, diz Corpo de Bombeiros
De acordo com a corporação, de janeiro a março, foram contabilizados seis casos, sendo três fatais. -
Esperantina faz evento sobre Neurodiversidade e apresenta projeto do Centro de Autismo
A prefeita Ivanária Sampaio acompanhou de perto o evento e destacou o compromisso da gestão municipal com políticas públicas voltadas à educação inclusiva e ao atendimento especializado. -
ETURB intensifica ações de iluminação pública em todas as regiões de Teresina
As equipes atuaram na revisão e regularização de pontos de luz entre os dias 24 e 30 de março.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir