Viagora

Bombeiros do Piauí faz alerta sobre acidentes domésticos e escolares

O tenente Silvestre destaca a importância de manter materiais de cozinha sempre longe do alcance das crianças para evitar acidentes e outras situações preocupantes dentro de casa.

O corpo de Bombeiros do Piauí, faz alerta aos cuidados básicos durante esse período de volta as aulas e nos cuidados necessários em casa, principalmente com as crianças.

O tenente Silvestre destaca a importância de manter materiais de cozinha sempre longe do alcance das crianças para evitar acidentes e outras situações preocupantes em casa.

Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros do PiauíCorpo de Bombeiros faz alerta sobre acidentes domésticos e escolares
Corpo de Bombeiros faz alerta sobre acidentes domésticos e escolares.

Um dos casos que marcaram a equipe do tenente foi o da pequena Anna Luiza, de 5 anos. Na época, em 2021, a ocorrência ganhou destaque nacional quando foi amplamente repercutida em todo o Brasil.

Anna Luiza brincava de cozinheira quando, ao pegar escondido uma panela de pressão dos pais, acabou acidentalmente prendendo o objeto na cabeça, o que gerou grande preocupação para a família. “Essa ocorrência foi bastante curiosa. A criança, por não ter noção do perigo, encaixou a panela de pressão na cabeça; o que parecia uma brincadeira para ela tornou-se motivo imediato de preocupação para os pais. No entanto, Anna Luiza e sua mãe, Joelma, mantiveram-se bem-humoradas durante toda a operação de retirada do objeto”, relembra o tenente.

Devido ao aumento dessas chamadas entre dezembro (considerando mês de férias para maioria dos alunos) e o primeiro bimestre do ano seguinte, o Corpo de Bombeiros do Piauí (CBMEPI) alerta pais, monitores escolares, responsáveis, cuidadores de crianças e idosos, além de adultos em geral sobre o crescimento dos acidentes domésticos nesse período.

Segundo dados do Comando de Operações dos Bombeiros (COB), os tipos de ocorrências envolvendo acidentes domésticos são os mais variados possíveis, abrangendo desde crianças a partir de um ano, até idosos com mais de 60 anos.

Com base nos relatórios de atendimento da Central 193 do CBMEPI, apenas em Teresina, entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, os acidentes mais frequentes foram cortes de anéis presos nos dedos e vazamentos de gás de cozinha. No entanto, há uma grande diversidade de ocorrências.

Embora os dados apresentados sejam apenas de Teresina, os Bombeiros atendem esse tipo de ocorrência em todo o estado do Piauí. A porta-voz do CBMEPI, coronel Najra Nunes, reforça a importância de acionar o 193 para qualquer situação de risco, independentemente da localização. “Sempre que a população se deparar com uma situação perigosa, seja em casa, na escola ou na rua, é essencial manter a calma e chamar o 193. Nossas equipes estão disponíveis 24 horas por dia para auxiliar no que for necessário, tanto na capital quanto no interior do estado”, finaliza a coronel Najra Nunes.

Por: Gisele Silva 

Facebook
Veja também