Viagora

Polícia Civil prende matriarca da família envenenada em Parnaíba

Conforme a Polícia Civil, a suspeita foi presa na manhã desta sexta-feira (31), após prestar esclarecimentos sobre o caso.

Na manhã desta sexta-feira (31), a Polícia Civil do Piauí prendeu Maria dos Aflitos, suspeita de participar do envenenamento coletivo em Parnaíba. A mulher é mãe e avó das vítimas que foram intoxicadas com pesticida, ela também é casada com o principal suspeito do crime, Francisco de Assis.

Conforme a polícia, outras três pessoas foram conduzidas à Delegacia Regional de Parnaíba para prestar depoimento sobre o caso de envenenamento coletivo ocorrido no município no último dia 1° de janeiro.

Segundo a polícia, Maria dos Aflitos, mãe de Francisca Maria e de outros três filhos, estava morando no bairro São Vicente de Paula após deixar a casa onde a família foi envenenada.

De acordo com a Polícia Civil, a intoxicação alimentar provocada por uma substância tóxica semelhante ao “chumbinho” causou a morte de cinco pessoas, a última delas veio a óbito no dia 21 de janeiro deste ano no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Além disso, a vizinha da família, M. J. da S., que também ingeriu o alimento contaminado no início do ano, voltou a ser internada e morreu no último dia 24 de janeiro. A relação da morte com o envenenamento continua sendo apurada.

Segundo nota emitida pela Polícia Civil do Piauí, todas as informações sobre o caso da família envenenada em Parnaíba serão divulgadas somente após a conclusão do inquérito.

A polícia destacou ainda que o sigilo das investigações é fundamental para garantir a precisão e a efetividade do trabalho policial.

Entenda o caso

O envenenamento coletivo aconteceu no dia 1º de janeiro, quando nove pessoas consumiram um baião-de-dois (prato típico da região feito com arroz e feijão) contaminado. Os exames realizados pela perícia apontaram que as vítimas foram intoxicadas por uma substância semelhante ao “chumbinho”.

No último dia 24 de janeiro, mais uma vítima do envenenamento veio a óbito. Trata-se da vizinha da família, Maria Jocilene da Silva, que também ingeriu o alimento contaminado no início do ano. Ela havia passado mal no dia do incidente, recebeu atendimento médico e logo foi liberada. No último dia 22 de janeiro, ela passou mal novamente e voltou a ser hospitalizada, porém, não resistiu.

Até o momento as vítimas confirmadas são: os irmãos Manoel Leandro da Silva, de 18 anos, e Francisca Maria da Silva, de 32 anos, além dos filhos de Francisca, Igno Davi Silva, de 1 ano e 8 meses, e Maria Lauane Fontenele, de 3 anos, Maria Gabriela da Silva, de 4 anos e a vizinha da família Maria Jocilene da Silva.

O principal suspeito está preso desde o último dia 08 de janeiro, e o caso segue sob investigação da Polícia Civil. 

Mais conteúdo sobre:

Parnaíba

Piauí

Polícia Civil do Piauí

Facebook
Veja também