Etipi reforça proteção de dados no Piaui e lidera implementação da LGPD
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) completou quatro anos neste mês e vem colaborando para que a privacidade dos cidadãos seja assegurada.
A Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) tem se destacado no cenário estadual pela atuação ativa na implementação e cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Aprovada em 2018 e em vigor desde setembro de 2020, a LGPD é o principal marco regulatório brasileiro para a proteção de dados pessoais, estabelecendo normas que garantem aos cidadãos o direito de saber como suas informações são tratadas. Neste mês de setembro, a lei completa quatro anos de vigência, e o Piauí emerge como um dos estados mais avançados em sua aplicação, graças ao trabalho pioneiro da Etipi.
De acordo com o Governo do Estado, a empresa tem assumido um papel crucial na adequação dos órgãos públicos à legislação, promovendo uma série de ações voltadas à segurança e privacidade dos dados dos cidadãos. Entre essas medidas estão capacitações para servidores públicos e a adoção de tecnologias avançadas para proteger os dados dos usuários.
Conforme o encarregado de Proteção de Dados da Etipi, Raimundo Neto, a empresa tem investido em um amplo programa de capacitação para garantir que os servidores públicos estejam preparados para lidar com as exigências da LGPD. "Nós criamos o portal do titular para que os cidadãos possam fazer suas requisições diretamente, facilitando o acesso e a transparência", explicou. O portal é uma das ferramentas mais importantes para garantir que os titulares de dados possam exercer seus direitos, como o de acessar, corrigir ou eliminar informações pessoais armazenadas pelos órgãos públicos.
Além disso, Raimundo destacou o uso de tecnologias avançadas para proteger os dados armazenados. "Estamos implementando ferramentas automatizadas para a verificação de bancos de dados e ampliando a segurança da informação com o uso de criptografia em nossos serviços", acrescentou. Essas ações são essenciais para proteger os dados de possíveis ataques cibernéticos e garantir que eles sejam tratados com o máximo de segurança.
-
Ministério Público realizará audiência para discutir sobre a Águas de Teresina
A audiência acontecerá no auditório da sede leste do MPPI, localizada na Avenida Lindolfo Monteiro, nº 911, Bairro de Fátima, em Teresina. -
Silvio Mendes vai convocar 351 profissionais aprovados em concurso da FMS
De acordo com a prefeitura, a nomeação dos profissionais será publicada ainda nesta terça-feira (14) no Diário Oficial do Município. -
Prefeito de Picos decreta estado de calamidade pública após enchentes
O gestor se pronunciou, através das redes sociais, sobre os impactos provocados pelas chuvas intensas e informou que um Comitê de Crise Emergencial já está trabalhando para ajudar à população. -
Homem morre eletrocutado após poste cair durante forte chuva em Picos
O caso aconteceu nesta terça-feira (14) devido o forte temporal que atingiu a região. -
Força-tarefa é montada para atender atingidos pelas chuvas em Picos
Bombeiros, Defesa Civil e Exército intensificam operações em áreas mais atingidas pelos alagamentos na cidade
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir