Promotor se reúne com entidades médicas e cobram da FMS solução da crise na saúde de Teresina
O encontro foi convocado pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) com o objetivo de discutir sobre a situação da crise na saúde da capital.
O promotor de Justiça Eny Pontes, titular da 29ª PJ, se reuniu nesta terça-feira (12), com representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Sindicato dos Médicos do Piauí (SIMEPI), Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual (DIVISA/SESAPI) e Hospital de Urgências de Teresina (HUT). O encontro foi convocado pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) com o objetivo de discutir sobre a situação da crise na saúde da capital.
De acordo com o representante do Ministério Público do Estado, após várias denúncias sobre a falta de medicamentos, insumos e a precariedade na estrutura física dos hospitais, especialmente no HUT, o maior hospital de urgência da capital, as instituições se juntaram para cobrar providências da FMS.
O promotor explicou ainda que o órgão ministerial está ciente dos fatos e acompanhando todo o sistema de saúde pública do município. “Temos feito todos os esforços para tentar diminuir esse impacto negativo na sociedade. Realizamos audiências públicas, expedimos recomendações e ajuizamos ações civis públicas que tratam dessa temática no poder judiciário. Uma já com sentença proferida e as outras duas aguardando decisão por parte do poder judiciário”, esclareceu. Para ele é hora de unir esforços para encontrar uma solução”, afirmou.
Também esteve presente no encontro, o presidente da FMS, Dr. Italo Costa, que apresentou dados econômicos da pasta e declarou que existe um desequilíbrio nas finanças.
Segundo Dr. Italo Costa, dois terços dos recursos federais destinados à saúde do município são utilizados no HUT, além disso, o representante da FMS afirmou que está fazendo uma reavaliação de vários contratos visando garantir a regularidade dos serviços prestados.
“Em 61 dias, conseguimos quitar todos os débitos atrasados com fornecedores. O próximo passo é regularizar o estoque de medicamentos até o fim deste mês”, pontuou.
O médico ainda disse que até o final de março a questão da falta de aparelhos de ar-condicionados na UTI será solucionada. “Existe um esforço enorme por parte do nosso setor de compras para que a gente consiga fazer aquisição de novos equipamentos até o final de março”, afirmou.
O diretor do HUT, Hélio Rodrigues, também prestou esclarecimentos e pontuou que uma nova remessa com medicamentos, como antibióticos, chegou esta semana. Outras remessas devem ser recebidas ainda neste mês de março.
“Nossa maior dificuldade tem sido em relação à climatização da UTI, mas acreditamos que até o final deste mês a gente consiga resolver de vez esse problema”, garantiu.
A reunião também contou com a presença do presidente do CRM-PI, José Araújo Moura Fé; o vice-presidente CRM-PI, Raimundo Nogueira; o tesoureiro do SIMEPI, Renato Leal, representando a presidência do sindicato; Tatiana Chaves, diretora da Vigilância Sanitária do estado (DIVISA); William Cardec, representando a OAB-PI, entre outros.
- Caos na Saúde: promotor abre investigação contra gestão do prefeito Dr. Pessoa
- Saúde em Colapso: pacientes sofrem com falta de medicamentos básicos no HUT
- Presidente do CRM admite possibilidade de fazer intervenção médica no HUT
- Jeová Alencar diz que Teresina tem problema sério de má gestão na Saúde
- "Dr. Pessoa é omisso", diz Luiz Lobão sobre falta de medicamentos no HUT
- Saúde Pública de Teresina é marcada pelo descaso, diz Tonny Kerley
- Juiz manda prefeito Dr. Pessoa regularizar estoque de medicamentos nos hospitais
- Prefeito Dr. Pessoa contrata M.F. Distribuidora por R$ 58 milhões sem licitação
- SIMEPI pede ao CRM a interdição do HUT após mortes de pacientes
- SAMU de Teresina funciona em condições precárias e com poucas ambulâncias
- Dr. Pessoa não tem capacidade de administrar, diz Aluísio sobre interdição do HUT
- Vou tomar medidas em relação a interdição do HUT, declara Dudu
- É imprescindível que a gestão de Dr. Pessoa seja responsabilizada, diz Kerley sobre HUT
- Mais uma empresa contratada sem licitação por Dr. Pessoa é alvo de ação na justiça
- Possibilidade de interdição no HUT é muito preocupante, declara Jeová
- HUT está em uma situação desastrosa, diz Fábio Novo sobre interdição
- Dr. Pessoa só sabe culpar a gestão anterior, diz Deolindo sobre caos na saúde
Teresina
Piauí
Conselho Regional de Medicina do Piauí - CRM-PI
Fundação Municipal de Saúde - FMS
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Prefeitura de Teresina
Sindicatos dos Médicos do Estado do Piauí - Simepi
-
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado. -
TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina. -
Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano. -
Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir