Silvio Mendes pede ao TCE que suspenda a nomeação do Controlador Geral de Teresina
A Comissão de Transição resolveu acionar a Corte de Contas alegando que Dr. Pessoa feriu os princípios da razoabilidade e da moralidade administrativas.
O prefeito eleito de Teresina Silvio Mendes, através da Comissão de Transição de Governo, encaminhou denúncia ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) solicitando a concessão de medida cautelar para que sejam anulados os Decretos Municipais nº 27.422/2024 e nº 27.423/2024 e seja mantido os efeitos do Decreto Municipal nº 27.249/2024, publicado no Diário Oficial do Município nº 3.892 de 19 de novembro de 2024, que tratam sobre a nomeação de Domingos Sávio Oliveira Furtado para o cargo de Controlador Geral do Município de Teresina. O pedido foi protocolado nesta quarta-feira (18).
Consta na denúncia, que o prefeito Dr. Pessoa assinou o Decreto Municipal nº 27.249/2024 nomeando Domingos Sávio para o referido cargo, onde ficaria responsável pela pasta até o dia 31 de dezembro deste ano. Porém, o prefeito mudou de ideia e através do Decreto Municipal nº 27.423/2024, publicado nessa terça-feira (17), resolveu nomear o controlador para o cargo e sem prazo fixo de término. Ou seja, Domingos Sávio vai permanecer no cargo também na gestão de Silvio Mendes.
Inconformado com a atitude do prefeito, a Comissão de Transição resolveu acionar a Corte de Contas alegando que Dr. Pessoa feriu os princípios da razoabilidade e da moralidade administrativas, uma vez que seu mandato encerra em menos de 15 dias e tal ato é considerado ilegal.
“Atente-se que, logo nos primeiros dias do ano de 2025, a nova Gestão municipal deverá tomar conhecimento e adotar medidas para organizar as finanças e demais aspectos da administração municipal, e necessariamente terá que confiar tais trabalhos ao Controlador Geral do Município de Teresina. Este, por óbvio, deve ser servidor de inteira confiança dos gestores municipais, indicado por méritos técnicos, e não alguém indicado e nomeado, no apagar das luzes, pela Gestão que logo irá findar. A possibilidade de embaraços e prejuízos à próxima Administração Municipal é patente”, pontuou a Comissão.
Outro lado
O Viagora procurou o prefeito de Teresina e sua secretária pessoal informou que o gestor estava em reunião, pedindo que ligasse após 40 minutos. Passado o período, a reportagem retornou, mas o prefeito não atendeu as ligações.
-
Assembleia Legislativa do Piauí votou 786 matérias no ano de 2024
Além das matérias legislativas, a Alepi informou que realizou ações que envolveram jovens, animais e entidades da sociedade civil. -
Vamos trabalhar junto com Sílvio fazendo parcerias administrativas, diz Rafael
O governador ressaltou a importância de trabalhar de forma integrada com Sílvio Mendes visando proporcionar políticas públicas de relevância para os teresinenses. -
Pedro Alcântara diz que recorreu da decisão que desaprovou suas contas eleitorais
Segundo o jornalista, o julgamento do recurso apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deve ocorrer até o dia 02 de março e o relator designado foi o Dr. Nazareno. -
Enzo Samuel diz que vai dialogar com todos os partidos sobre eleição da Câmara
O parlamentar também falou sobre o Partido dos Trabalhadores (PT) que manifestou seu interesse em reivindicar o nome de Deolindo Moura para a vice-presidência da Casa. -
Ministério Público abre inquérito contra deputado Warton Lacerda
O parlamentar e sua esposa, Patrícia Leal, são acusados de se aproveitar de uma ação social da Secretaria da Defesa Civil do Estado do Piauí para se autopromover.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir