Viagora

Ministra Margareth Menezes lança programa para democratizar recursos culturais no Piauí

Segundo a Ministra da Cultura, o Programa Rouanet Nordeste tem investimentos de até R$ 50 milhões em parceria com o Banco do Nordeste.

  • Letícia Dutra/ Viagora Lançamento do Programa Rouanet Nordeste no Piauí 1 / 6 Lançamento do Programa Rouanet Nordeste no Piauí
  • Letícia Dutra/ Viagora Ministra da Cultura, Margareth Menezes 2 / 6 Ministra da Cultura, Margareth Menezes
  • Letícia Dutra/ Viagora Diretor de planejamento do Banco do Nordeste, José Aldemir Freire 3 / 6 Diretor de planejamento do Banco do Nordeste, José Aldemir Freire
  • Letícia Dutra/ Viagora Vice-governador Themístocles Filho 4 / 6 Vice-governador Themístocles Filho
  • Letícia Dutra/ Viagora Ministro Wellington Dias 5 / 6 Ministro Wellington Dias
  • Letícia Dutra/ Viagora Ramon Patrese, diretor geral do grupo Luar do São João 6 / 6 Ramon Patrese, diretor geral do grupo Luar do São João

Na tarde desta quinta-feira (28), a ministra da Cultura Margareth Menezes e o vice-governador do Piauí, Themístocles Filho, lançaram o Programa Rouanet Nordeste, com investimentos de até R$ 50 milhões em parceria com o Banco do Nordeste.

Marcaram presença no evento, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, além do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Paulo Pimenta, e o Banco do Nordeste foi representado pelo direto de planejamento, Aldemir Freire.

De acordo com a ministra, a lei é importante porque garante direitos constitucionais para os artistas. Além de representar um incentivo, ela também é beneficiada com o retorno econômico.

“O Ministério da Cultura desde o começo tem buscado fazer um trabalho com mais amplitude, requalificando as políticas. Nós fizemos um novo decreto para a Lei Rouanet uma nova instrução normativa também conquistando, juntamente ao Congresso Nacional, com apoio dos deputados, dos senadores, marcos importantes para que as políticas culturais tenham mais materialidade”, explicou.

No evento, o governador Rafael Fonteles foi representado pelo vice-governador Themístocles Filho, que enfatizou a relevância do programa na democratização da distribuição de recursos.

“O evento movimenta a economia de qualquer município, porque os pequenos empreendedores aproveitam para comercializar seus produtos. Todos que aqui estão têm interesse em democratizar o acesso a esse recurso, tornando mais fácil e sem tanta burocracia. Isso é o que importa”, pontuou.

De acordo com o ministro Wellington Dias, o projeto busca combater a desigualdade de recursos entre os estados, principalmente na região nordeste.

“O presidente Lula tem a justa dimensão do tamanho da desigualdade brasileira, não só econômica, mas em relação a aspectos como saúde, educação e cultura. Neste modelo, que já chega há 33 anos, é possível integrar um esforço do setor privado e canalizar esses recursos para um setor que muitas vezes é colocado em segundo plano, mas Lula traz para o primeiro plano para a prioridade”, afirmou.

O diretor-geral do grupo Luar do São João, Ramon Patrese, falou sobre a importância dos editais que irão contribuir para a captação de investimentos junto às empresas e possibilitar maior fomento à cultura junina.

“Nós da Luar do São João, que somos da cultura junina, temos projetos na Lei Rouanet desde o ano de 2015, mas nossa dificuldade não é nem aprovar o projeto junto ao Ministério da Cultura, mas sim a captação. Essa é a parte mais difícil no nosso estado pela carência de empresas que têm a possibilidade de estar patrocinando esse projeto de Lei Rouanet. Hoje nós temos um lançamento específico de recursos para o Nordeste e também para o Piauí, então a gente fica muito feliz com essa grande novidade e dessa possibilidade dos projetos do Piauí e da Lei Rouanet terem condições de estarem concorrendo”, destacou.

Facebook
Veja também