Promotor solicita ao deputado Franzé Silva que atenda recomendação
A recomendação foi assinada pelo promotor Edilsom Farias e publicado no dia 25 de janeiro deste ano no Diário Oficial do Ministério Público do Piauí (MPPI).
O promotor de Justiça, Edilsom Farias, expediu recomendação para que o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Franzé Silva, atenda as requisições e notificações ministeriais que não foram cumpridas. Foi fixado um prazo de 30 dias, sob pena de configurar em ato de improbidade administrativa, bem como infração criminal. A portaria foi publicada no dia 25 de janeiro deste ano no Diário Oficial do Ministério Público do Estado (MPPI).
“Considerando o fato de ter sido recorrente, por parte do Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí o injustificado descumprimento das requisições ministeriais feitas no âmbito do presente procedimento extrajudicial, sem a apresentação de qualquer justa causa para tanto, a exemplo dos Ofícios nº 174/2023 e 212/2023, expedidos no âmbito do procedimento SIMP nº 001333426/2023”, destacou o MPPI na portaria.
O representante do órgão ministerial informou que o poder de requisição dos membros do Ministério Público está previsto em diversas leis, nacionais e estaduais, além da própria Constituição Federal, revelando-se irrecusável o seu cumprimento, sob pena de responsabilização dos recalcitrantes.
Ainda segundo o Ministério Público, a prerrogativa também é garantida através da Lei n. 7.347/85, conhecida como Lei da Ação Civil Pública, em seu artigo 8°, § 1º.
O órgão ministerial também pontuou, na recomendação, que as requisições ministeriais não são pedidos (requerimentos), mas, sim, determinações legais de agente público, para que se entregue, apresente ou forneça algo, por isto seu desatendimento doloso pode caracterizar prática de infração penal, bem como ato de improbidade administrativa.
Outro lado
O Viagora procurou o deputado Franzé Silva para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria o parlamentar não foi localizado. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.
Teresina
Piauí
Franzé Silva
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
-
Juiz mantém prisão preventiva da vereadora Tatiana Medeiros
A decisão foi adotada pelo juiz Luiz Henrique Moreira Rêgo, que também determinou a transferência da vereadora para o Quartel do Comando Geral. -
Promotor requer que prefeito de Lagoa Alegre retome obra inacabada de UBS
A obra da UBS na comunidade Poços D’água iniciou na gestão da ex-prefeita Gessimar Neves, mas nunca foi finalizada. -
Prefeito de Regeneração paga R$ 1 milhão sem licitação por laboratório móvel
A Innov Soluções foi criada em julho de 2023 e fica localizada no bairro Hélio Jatobá, no município de São Miguel dos Campos, em Alagoas. -
OAB-PI diz que prisão de Tatiana Medeiros violou prerrogativa
Conforme a OAB-PI, o acompanhamento durante a prisão de um advogado é uma garantia do estatuto da advocacia e o descumprimento dessa medida representa uma afronta à lei federal. -
Convocação de suplente da Tatiana Medeiros só ocorre após 60 dias, diz procurador
O procurador-geral da Câmara, Dr. Pedro Rycardo Couto da Silva, explicou que a situação da vereadora está sendo acompanhada pelo Poder Judiciário.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir