Promotor aciona prefeito de Cocal na Justiça para retomada de serviços de saúde
A Prefeitura de Cocal informou que ainda não foi notificada e que passou por período de recesso em algumas atividades, mas que todas já voltaram a funcionar desde segunda-feira (15).
Nessa segunda-feira (15), o promotor de Justiça, Hérson Galvão, ajuizou ação civil pública em face do município de Cocal, administrado pelo prefeito Raimundo Nonato Fontenele Cardoso, mais conhecido como Nonatinho do Sindicato (PT), e da Secretaria Municipal de Saúde para retomada imediata dos serviços de saúde relativos à atenção básica e ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
A promotoria tomou ciência do caso após moradores relatarem que os postos de saúde e CAPS não estava funcionando, devido o recesso. Desta forma, o Ministério Público do Piauí instaurou procedimento administrativo e expediu uma recomendação para que o município e a Secretaria Municipal de Saúde determinassem medidas imediatas para garantir o funcionamento adequado dos serviços de saúde, garantindo a continuidade do atendimento aos cidadãos.
O representante do MPPI afirmou que a municipalidade não respondeu a recomendação do órgão ministerial. Além disso, em análises posteriores, foi averiguado que os postos de saúde continuavam fechados, já o CAPS estava aberto, mas tinha apenas o vigilante da unidade.
O Ministério Público requereu a determinação imediata dos demandados à retomada integral de todos os serviços de saúde e para que se abstenham de estabelecer novo recesso no sistema de saúde. Em caso de não cumprimento da deliberação, será aplicada multa diária de R$ 5 mil por cada descumprimento.
Outro lado
O Viagora entrou em contato com a Prefeitura de Cocal que, através da assessoria, informou que ainda não foi notificada e que passou por período de recesso em algumas atividades, mas que todas já voltaram a funcionar normalmente desde segunda (15/01).
-
Rafael Fonteles decreta situação de emergência em 129 municípios devido à`seca
O decreto nº 23.699/95 foi publicado na edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (3), com validade de 90 dias, podendo ser prorrogado. -
Operação do Imepi fiscaliza postos de combustíveis por fraude na bomba em Teresina
A ação foi conduzida pelo Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) e identificou irregularidades em oito desses estabelecimentos. -
Made In Piauí: plataforma é lançada para impulsionar produtos locais nomercado digital
O objetivo é valorizar a produção local e ampliar a visibilidade de produtos com identidade piauiense ao mercado digital. -
Ações para combater maus-tratos contra os animais acontecem no Abril Laranja no Piauí
Conforme o governo, a campanha de 2025 será marcada por eventos educativos em várias cidades do Piauí. -
Governador Rafael Fonteles inaugura Casa do Artesão em Teresina
Fonteles destacou a importância de investir no artesanato piauiense, potencializando a venda de obras artísticas e gerando renda para a população.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir