MPPI discute sobre sepultamentos de corpos sem identificação no IML
A reunião foi mediada pela promotora de Justiça Myrian Lago, com a participação de representantes de diversos outros órgãos.
Nessa terça-feira (05), a 49ª Promotoria de Justiça realizou audiência extrajudiciais para tratar sobre o fluxo de sepultamentos de corpos não identificados e não reclamados, os quais ficaram no Instituto Médico Legal “Geraldo Vasconcelos” (IML) de Teresina. A reunião foi mediada pela promotora de Justiça Myrian Lago, com a participação de representantes de diversos outros órgãos.
De acordo com o Ministério Público do Piauí (MP-PI), na ocasião foram feitas tratativas acerca da implementação efetiva do art. 6º, da Lei Estadual nº 7.729/2022, que trata sobre a autorização para a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC) firmar convênio com municípios, a fim de compensar as despesas decorrentes de sepultamentos e inumações de cadáveres não identificados oficialmente e não reclamados por familiares ou representantes legais.

Conforme o MPPI, a atuação responde à demanda apresentada pelo IML de Teresina, em vista do acúmulo desses corpos no local, e que necessitam de sepultamento. A viabilização dos enterros tem sido feita pelo Plantão Funerário da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), via benefício eventual de Auxílio Funeral, tendo as mortes ocorrido ou não na capital.
Durante a audiência foi discutida a necessidade de averiguação da regulamentação dos benefícios eventuais pelos municípios, que são uma forma de proteção social que atende ás necessidades básicas dos cidadãos que enfrentam situação de vulnerabilidade social ou calamidade pública, complementando as demais políticas de assistência social.
Ainda de acordo com o MPPI, como forma de encaminhamento, ficou definido que a Sasc e o TCE realização uma reunião para alinhar ações visando à equidade do tratamento da questão das inumações de corpos não identificados ou não reclamados, fazendo com que as cidades assumam plenamente suas atribuições no âmbito do Sistema Único da Assistência Social (Suas).
Estiveram presentes no encontro representante da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas; da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, pela Superintendência de Direitos Humanos; do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), da Diretoria de Fiscalização de Políticas Públicas (DFPP); e da Associação Piauiense de Prefeitos Municipais (APPM).
-
Nova lei incentiva uso do artesanato piauiense em presentes institucionais
O objetivo é reforçar a identidade cultural do estado, promover o artesanato como expressão criativa e gerar maior visibilidade para o setor. -
Rafael Fonteles inaugura reforma do Palácio das Artes em Campo Maior
O local recebeu investimento de R$ 185 mil. Além disso, mais de R$ 238 mil forma liberados para pequenos negócios da região. -
Esperantina receberá a Semana do MEI com oficinas, palestras e atendimento itinerante
Durante toda a semana, a população poderá participar de oficinas, palestras e atendimentos itinerantes. -
Evangelina Rosa faz Fórum Estadual de Doação de Leite Humano na segunda
De acordo com o Governo do Piauí, o evento integra a mobilização nacional e internacional pela doação voluntária. -
Piauí reforça segurança contra gripe aviária após caso confirmado no Rio Grande do Sul
A ação ocorre após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmar um foco da doença em uma granja comercial, localizada no estado do Rio Grande do Sul..
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir