Viagora

Balcão da Mulher Trabalhadora será inaugurado em agosto em Teresina

A iniciativa da Secretaria Municipal de Políticas Públicas, que será lançada em agosto, busca aumentar a presença de mulheres no mercado de trabalho

A Prefeitura de Teresina (PMT) informou que, na primeira quinzena do mês de agosto, lançará uma consultoria especializada que fomente a inclusão feminina no mercado de trabalho. A iniciativa o Balcão da Mulher Trabalhadora será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM).

Karla Berger, secretária da SMPM, afirma que a ação foi motivada pela necessidade das mulheres de busca pelo trabalho formal, levando em consideração os inúmeros obstáculos estruturais que envolvem a existência e permanência feminina no mercado de trabalho.

“A inserção das mulheres hoje no mercado de trabalho ainda não é suficiente para garantir uma equidade de gênero entre homens e mulheres no mercado, tampouco é suficiente para eliminar as barreiras da entrada dessas mulheres no mercado de trabalho”, declara a gestora. Karla ainda ressalta a forma diferente pela qual se dá o acesso ao trabalho entre mulheres, em comparação a camadas mais privilegiadas da sociedade, especialmente entre aquelas que se encontram em situação econômica frágil.

De acordo com a prefeitura, o Balcão da Mulher Trabalhadora não só objetiva o crescimento da empregabilidade de mulheres no mercado de trabalho, como também busca incentivar a discussão acerca dos âmbitos da iniciativa privada de Teresina. Dessa forma, a iniciativa tem como principal intuito a mitigação das desigualdades de gênero no cenário trabalhista, através de oficinas que ofereçam, por exemplo, a formação profissional multitemática. Além disso, o projeto busca estabelecer conexões com área do empresariado da capital e estimular a formação e instrução profissional e educacional de mulheres que vivem em situação de violência de gênero e/ou conjugal.

A secretária Karla Berger também declara que a consultoria prioriza privilegiar as mulheres que estão em atendimento e/ou acompanhamento pelo Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência – Esperança Garcia (CREG). O serviço é da Prefeitura de Teresina e atende mulheres com idades entre 18 e 59 anos, residentes na capital, que se encontram em situação de violência doméstica, de gênero e familiar.

Segundo Karla, a ação é exercida em duas frentes: no planejamento e na oferta de oficinas de formação, além de no diálogo com empresas que participam do Prêmio Teresina Cristina, para o estabelecimento de possíveis canais de contratação. A Premiação Teresina Cristina, realizada pela PMT, juntamente com a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), tem como objetivo o incentivo e a valorização das práticas que contribuem para a permanência, inserção e dignidade feminina no ambiente de trabalho.

Por Rebeca Negreiros

Facebook
Veja também