Promotora abre procedimento contra Prefeitura de Campo Alegre do Fidalgo
O procedimento foi instaurado pela promotora de justiça Michele Ramalho Serejo da Silva.
O Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio da Promotora de Justiça Michele Ramalho Serejo da Silva, instaurou um procedimento administrativo em face da Prefeitura de Campo Alegre do Fidalgo, com o objetivo de acompanhar a implantação de uma escuta especializada para crianças e adolescentes em situação ou testemunha de violência. O município é administrado pelo prefeito Israel Odílio da Mata, mais conhecido por Israel da Mata.
A promotora considerou para instaurar o procedimento administrativo a Lei Federal n° 13.431/2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, além da escuta especializada e do depoimento especial para os atendidos.
“Considerando que, nos termos do art. 8° da Lei n° 13.431/2017, escuta especializada é o procedimento de entrevista sobre situação de violência com criança ou adolescente perante órgão da rede de proteção, limitado o relato estritamente ao necessário para o cumprimento de sua finalidade”, diz trecho do documento.
A representante do órgão ministerial também considerou o art. 9° do Decreto n° 9.603/2018 que regulamenta a Lei n° 13.431/217, onde é determinado a instituição de um comitê de gestão colegiada da rede de cuidado e de proteção social das crianças e dos adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, com objetivo de articular, mobilizar, planejar, acompanhar e avaliar as ações da rede intersetorial, além de colaborar para a definição dos fluxos de atendimento e o aprimoramento da integração do referido comitê.
Também foi considerado para instauração do procedimento administrativo, o programa Infância e Juventude Protegida, que foi elaborada pelo MPPI, com o intuito de incentivar a implantação da escuta especializada nos municípios do estado, além da não presença de fluxo para atendimento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, principalmente a violência sexual no município de Campo Alegre do Fidalgo.
A promotora então resolveu pela instauração do procedimento administrativo em face de Campo Alegre do Fidalgo, com o objetivo de acompanhar a implantação da escuta especializada, além de determinar o envio de cópias da portaria para o Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direito da Criança e do Adolescente, para a Secretaria de Assistência Social e para a Secretaria Municipal de Saúde, todos do Município de Campo Alegre do Fidalgo.
Outro lado
O Viagora procurou o prefeito para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria ele não foi localizado. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.
Campo Alegre do Fidalgo
Piauí
Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
-
Biblioteca Cromwell de Carvalho oferece salas climatizadas e internet para concurseiro
A biblioteca encontra-se em frente a Praça do Fripisa, no Centro de Teresina e contra com um espaço ideal para estudantes que buscam um ambiente adequado para se preparar para concursos e Enem -
Programa Defesa Civil na Escola faz formatura de alunos em Piripiri
A solenidade ocorreu nessa sexta-feira (22) no Palácio Perypery, no municipio de Piripiri e contou com a presença de autoridades, alunos e professores -
Investe Piauí realizará Semana H2 Talent no Piauí em Teresina e Parnaíba
O evento acontecerá de 25 a 29 de novembro com uma vasta programação para discutir estratégias renováveis em Teresina e no litoral Piauiense -
Rafael anuncia desconto de ICMS para aquisição de equipamentos durante a Expoapi 2024
Rafael Fonteles destacou a importância da Expoapi para consolidar o Piauí como um polo de negócios agropecuários. -
Semarch inicia consulta pública para criação de nova Unidade de Conservação no Piauí
Segundo o Governo do Piauí, a Semarh convida a população a se envolver ativamente nesse processo de consulta
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir