Viagora

Wellington Dias e Simone Tebet discutem Plano Plurianual em Teresina

O planejamento tem como objetivo ouvir propostas prioritárias da população que vão integrar a gestão pública nos próximos quatro anos. O evento ocorreu nesta sexta-feira (26) no Centro de Convenções.

  • Matheus Santos/ Viagora Plenária do Plano Plurianual Participativo 1 / 15 Plenária do Plano Plurianual Participativo
  • Matheus Santos/ Viagora Ministra de Estado do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet 2 / 15 Ministra de Estado do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet
  • Matheus Santos/ Viagora Ministro da secretaria-geral da Presidência da República, Márcio Macedo 3 / 15 Ministro da secretaria-geral da Presidência da República, Márcio Macedo
  • Matheus Santos/ Viagora Plenária do Plano Plurianual Participativo 4 / 15 Plenária do Plano Plurianual Participativo
  • Matheus Santos/ Viagora Plenária do Plano Plurianual Participativo 5 / 15 Plenária do Plano Plurianual Participativo
  • Matheus Santos/ Viagora Plenária do Plano Plurianual Participativo 6 / 15 Plenária do Plano Plurianual Participativo
  • Matheus Santos/ Viagora Governador do Piauí, Rafael Fonteles 7 / 15 Governador do Piauí, Rafael Fonteles
  • Matheus Santos/ Viagora Senador Marcelo Castro 8 / 15 Senador Marcelo Castro
  • Matheus Santos/ Viagora Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias 9 / 15 Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias
  • Matheus Santos/ Viagora Ministra de Estado do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet 10 / 15 Ministra de Estado do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet
  • Matheus Santos/ Viagora Plenária do Plano Plurianual Participativo 11 / 15 Plenária do Plano Plurianual Participativo
  • Matheus Santos/ Viagora Ministro da secretaria-geral da Presidência da República, Márcio Macedo 12 / 15 Ministro da secretaria-geral da Presidência da República, Márcio Macedo
  • Matheus Santos/ Viagora Governador do Piauí, Rafael Fonteles 13 / 15 Governador do Piauí, Rafael Fonteles
  • Matheus Santos/ Viagora Ministra de Estado do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet 14 / 15 Ministra de Estado do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet
  • Matheus Santos/ Viagora Plenária do Plano Plurianual Participativo 15 / 15 Plenária do Plano Plurianual Participativo

Na noite desta sexta-feira (26), o Piauí sediou a plenária estadual do Plano Plurianual Participativo (PPA) com a presença de três principais articuladores do programa: o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e o ministro da secretaria-geral da presidência, Márcio Macêdo, que estiveram no Centro de Convenções de Teresina. O planejamento tem como objetivo ouvir as propostas prioritárias da população que vão integrar a gestão pública nos próximos quatro anos. 

A comitiva do PPA vai percorrer os 26 estados, além do Distrito Federal, em busca de fortalecer o diálogo federativo e a participação popular. Estiveram no evento 11 representantes de diversos setores da sociedade como o movimento da juventude, quilombola e LGBTQIA +. Os deputados estaduais, a secretária da Assistência Social, Regina Sousa, a primeira-dama Isabel Fonteles e o vice-governador Themístocles Filho também marcaram presença.

Rafael Fonteles pontuou a importância de estar atento às demandas da população e revelou que foi apresentado em reunião com o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, três áreas principais de interesse dos piauienses, são elas: rodovias (de norte a sul), obras hídricas (adutoras e barragens) e ligação por modais do Sul com o Porto de Luís Correia.

“Eu estou muito feliz de estar recebendo os ministros aqui em nome do povo do Piauí. O presidente Lula reinaugurou o diálogo federativo. Passamos quatro anos de sofrimento onde o diálogo federativo não acontecia quanto mais o diálogo diretamente com a participação popular. É um momento muito especial para o estado do Piauí”, destaca.

Com mais de uma semana de lançamento, o PPA já conta com 85 mil pessoas que participaram do projeto. O ministro Márcio explicou que a plataforma Brasil Participativo disponibiliza 28 programas que são prioridades do presidente Lula, destes é possível apoiar três, contudo também pode cadastrar um trio de propostas de interesse da sua região.

“É um planejamento inédito no Brasil. O presidente Lula determinou que eu e a Simone Tebet pudéssemos rodar a nossa nação dialogando com o povo para que o planejamento não fosse apenas uma peça técnica construída pelo ministério do planejamento, com o ministério da secretaria geral e os colegas ministros, mas que fosse um planejamento que tivesse a cara do povo brasileiro, que tivesse a participação da nossa gente, dos anseios, desejos e as dores do nosso povo”, pontua.

A Ministra Simone Tebet explicou que o PPA será apresentado no dia 31 de agosto para o Congresso Nacional que tem que votar os projetos até o final do ano. Ainda segundo a gestora, o programa foi idealizado a partir dos déficits orçamentários e do aumento da  insegurança alimentar no Brasil.

“Fruto da pandemia nós saímos com dois grandes déficits no Brasil, né? A economia desacelerou e gerou isso um déficit muito grande orçamentário para o Brasil ao mesmo tempo em que o mundo e o Brasil empobreceu. Nós saímos dez anos atrás com mais ou menos sete milhões de brasileiros passando fome, e já era muita coisa em um país que é celeiro para o mundo, para trinta e três milhões de pessoas que não tem o que comer na hora de dormir. Então diante desse cenário o presidente Lula nos deu essa determinação”, explica. 

Em seu discurso, Wellington Dias também falou sobre as necessidades do Piauí a serem incluídas no orçamento. “Nós estamos preocupados para que a gente tenha aqui um olhar para a política das mulheres, das juventudes, dos trabalhadores, trabalhadoras, empreendedores, temos preocupação com a área do esporte e da educação também”, conclui.

Facebook
Veja também