Viagora

TJ-PI faz mais de 5 mil atendimentos em ação social em Teresina

Segundo o Tribunal de Justiça, os atendimentos foram realizados durante a I Semana Nacional de identificação Civil-Registre-se.

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), realizou a I Semana Nacional de identificação Civil-Registre-se, onde fez mais de 5.719 de atendimentos. A ação foi realizada do dia 08 a 12 de maio em Teresina.

De acordo com o TJ-PI, a ação tinha como objetivo emitir registros civis de nascimento, regularização de CPF, consulta a benefícios do INSS, orientações jurídicas, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, vacinação e atividades culturais.

Foto: Divulgação/ Tribunal de Justiça do PiauíI Semana Nacional de Identificação Civil-Registre-se
I Semana Nacional de Identificação Civil-Registre-se

O desembargador José Ribamar Oliveira, corregedor do Foro Extrajudicial do Piauí, comentou que a ação contou com diversos parceiros, e beneficiou pessoas em vulnerabilidade.

“Fizemos um movimento bonito e muito significativo, de promoção da cidadania, durante esta I Semana Nacional de Identificação Civil. Reunimos parceiros para a emissão dos documentos básicos de pessoas em situação de vulnerabilidade e a sociedade correspondeu ao chamado que fizemos. Além de realizar os atendimentos, ouvimos muitas pessoas, prestamos informações e somamos forças para retirar esses piauienses da invisibilidade social. Os números de cada dia são muito expressivos e representam um passo importante do resgate da dignidade e na garanti dos direitos dessas pessoas”, disse.

Já a superintendente da Justiça Itinerante, Vanessa Brandão, relatou que durante ações como essa é uma maneira de aproximar os órgãos públicos da população.

“Tivemos muitos casos de pessoas que nunca possuíram seu registro de nascimento. Um senhor de 33 anos, por exemplo, chegou até nós com um comprovante de batismo, o único documento que ele possuía até agora. Fizemos sua certidão de nascimento e ele ficou visivelmente emocionado. Aproximar os órgãos públicos das pessoas em situação de vulnerabilidade deve ser uma missão no nosso cotidiano, para garantirmos que essas pessoas sejam visíveis para as políticas públicas”, falou.

Ainda de acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o balanço total da a I Semana Nacional de identificação Civil-Registre-se, será divulgado pela Corregedoria do Foro Extrajudicial.

Facebook
Veja também