Rafael Fonteles lança pacote de medidas para a segurança do Piauí
Segundo o governador do Piauí, o objetivo das medidas é de promover a valorização de homens e mulheres que integram o quadro da segurança pública do estado.
Nessa quinta-feira (30), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), lançou durante uma solenidade no Palácio de Karnak, um pacote de medidas para a segurança no Estado do Piauí.
Segundo o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), o objetivo das medidas, é que de além de promover a valorização de homens e mulheres que integram o quadro da segurança pública do estado, também ampliar e fortalecer, através de novos investimentos, ações que garantam a qualidade de vida e a seguridade dos piauienses.
Conforme o governo do estado, os investimentos foram divididos de acordo com as demandas de cada setor. Para a Secretaria de Segurança, um investimento imediato de R$ 26 milhões em radiocomunicadores, mais de 500 novas viaturas para as Forças de Segurança, e adesão ao Programa Nacional de Segurança com Cidadania – Pronasci.
Já para a Polícia Civil, foi autorizado a convocação para o curso de formação de 30 peritos e 50 agentes da polícia civil, dos candidatos aprovados no último concurso. Também foi decretado uma promoção de 134 policiais civis, sendo 27 delegados, 101 agentes e escrivães e 6 peritos. Além disso, foi criada a gratificação de produtividade para os delegados, policiais, escrivães e peritos das unidades com melhores índices de resolução de investigações, e a criação das funções de chefe de unidade de polícia, chefe de investigação e chefe de cartório.
Para a Polícia Militar, foi dada a conclusão do Curso de Formação de Soldados com nomeação imediata de 1.100 novos policiais militares no dia 23 de junho, o envio para a Assembleia Legislativa de Projetos de Lei possibilitando a ampliação da estrutura da Corporação, criação de três Comandos Operacionais (comando de trânsito, comando ambiental e comando aéreo), novos Batalhões operacionais de área e Companhias Independentes distribuídas no território piauiense e a criação de novas vagas e cargos para Oficiais e Praças.
Ainda para a PM, foi dada a valorização da formação policial militar, a elevação e qualificação nos níveis de formação profissional, a agilidade, praticidade e dinamismo na ascensão profissional, a permissão à promoção de 211 Oficiais e 1.913 Praças da Corporação, e a autorização para convocação imediata dos candidatos aptos para segunda turma do Curso de Formação de Soldados referente ao último Concurso da PMPI, com data prevista para o mês de julho deste ano.
Para o Corpo de Bombeiros Militar, foi autorizado a realização de concurso público com previsão de 200 vagas de preenchimento imediato, mais 200 de cadastro reserva e a aquisição de novos equipamentos e investimento em tecnologia para garantir maior agilidade e eficiência no atendimento.
Por fim, foi criado o Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, a instalação do posto de atendimento para pessoas com deficiência na sede da Seid, e a implantação de três Postos Itinerantes para ações sociais na capital e no interior do Estado.
Conforme o Delegado Geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, essas são notícias que irão motivar o trabalho da Polícia Civil. São excelentes notícias que irão motivar ainda mais a trabalho da Polícia Civil, que já segue reforçando e ampliando as ações de combate ao crime no estado. Aumento no número de policiais, cursos de formação para novos Agentes e Peritos, e gratificações por produtividade motivam ainda mais os servidores a cumprirem com determinação e rigor a sua função”, comentou o delegado.
Para o Coronel Scheiwann Lopes, Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí, o novo pacote de medidas representa, além de sensibilidade e determinação por parte do governo, claras melhorias. “As novas medidas vêm para resolver antigos anseios da corporação, no sentido de melhorar nossa estrutura, ampliar e modernizar nossa área de atuação, além de elevar o nível de nossas atividades através da criação de novos cargos, melhor fluxo de carreira e valorização de ensino da Polícia Militar”, disse o Coronel.
Por fim, Rafael Fonteles parabenizou o trabalho da Segurança Pública, que segundo ele, apresentou bons resultados nos primeiros meses de seu governo. “Com esses 90 dias de governo, e tendo como prioridade a segurança, anuncio os vários investimentos para as forças de segurança e tecnologia que proporcionarão melhorias e celeridade das ações. Parabenizo o trabalho da Secretaria de Segurança Pública, que nos primeiros meses de governo já apresentou bons resultados no combate e redução da criminalidade”, disse o governador.
Teresina
Piauí
Rafael Fonteles
Governo do Piauí
Secretaria Estadual de Segurança Pública - SSP
Scheiwann Lopes
Polícia Militar do Piauí
Polícia Civil do Piauí
-
Desembargador Téssio da Silva Tôrres é eleito presidente do TRT Piauí
Os nomes dos novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região foram divulgados na última terça-feira (19). -
Semec abre nova fase de renovação das matrículas para 2025 na segunda
O Secretário Municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes informou que nesta segunda etapa o período de matrículas é de 25 a 29 de novembro. -
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado. -
TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir