Procon e Ouvidoria realizam atendimentos no litoral do Piauí
A população realizou reclamações contra concessionárias de energia, água ou débito com cartão de crédito, empréstimo, negativação indevida no SPC e utilizaram demais serviços prestados pelos órgãos.
Nessa segunda-feira (25), o Procon/MPPI e a Ouvidoria, divulgaram informações sobre a realização de ações itinerantes que foram promovidas com atendimento à população na região litorânea do Piauí, nos municípios de Cajueiro da Praia e Luís Correia, no norte do Piauí.
De acordo com o Procon, os atendimentos foram realizados em Cajueiro da Praia no período de 18 e 20 de julho. E em Luís Correia, entre 21 e 22 de julho. A população realizou reclamações contra concessionárias de energia, água ou débito com cartão de crédito, empréstimo, negativação indevida no SPC e Serasa ou queixas de produtos com defeito, compras pela internet entre outros.
A ouvidoria recebeu denúncias, além de críticas, elogios e sugestões sobre atividades desenvolvidas pelo Ministério Público, informou o órgão ministerial.
Ainda de acordo com o Procon, foram promovidas ações educativas sobre a plataforma “consumidor.gov.br” com cartazes em estabelecimentos. O site permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solucionar conflitos de consumo pela internet.
Criação do Procon Municipal de Luís Correia
O coordenador estadual do Procon, Nivaldo Ribeiro, promoveu uma reunião na sede da Promotoria de Justiça de Luís Correia, juntamente com Amadeu Oliveira Júnior, representante da Prefeitura Municipal. A pauta foi sobre a criação e a instalação de uma unidade de defesa do consumidor.
Segundo a coordenação, o programa de municipalização de defesa do consumidor que vem sendo executado pelo Procon do MPPI. O projeto tem como objetivo estimular a criação até dezembro de 2023, de mais 24 Procons no interior do Piauí, facilitando a resolução de conflitos entre consumidores e fornecedores.
Visita à Promotoria de Justiça
Conforme o MPPI, o promotor Nivaldo Pereira também visitou a Promotoria de Justiça de Luís Correia, acompanhado do coordenador técnico do órgão, Edivar Carvalho. No momento, o servidor Breno Reis, da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI), habilitou a Promotoria da cidade no “SIMP Rede Procon”, instituído pelo Ato Conjunto PGJ/Procon n 04/2020, que regulamenta o processo sancionatório no âmbito do Procon e da Rede de Promotorias de defesa do consumidor. Com a habilitação, os servidores instauraram processos administrativos originados de autos de infração realizados pelos fiscais do Procon.
Luís Correia
Piauí
Ministério Público Federal - MPF
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Luís Correia
-
MP recomenda que FMS de Teresina atualize página virtual de medicamentos
A FMS tem 30 dias para acatar as medidas e facilitar o acesso às informações sobre medicamentos fornecidos pela rede municipal. -
Esperantina se destaca na Região dos Cocais com avanços na leitura
A prefeita Ivanária Sampaio, junto ao secretário municipal de Educação, Valdemir Miranda, tem priorizado ações que fortalecem a base da aprendizagem. -
Cooperativa dos Taxistas do Aeroporto de Teresina emite nota sobre inquérito do MPT
De acordo com a Cotaero, o inquérito civil mencionado na reportagem foi arquivado sem a constatação de irregularidades. -
Vacinação contra a gripe é ampliada para toda a população em Teresina
A imunização ocorre em UBSs e no Teresina Shopping, sem necessidade de agendamento -
Aprovados no concurso da FMS protestam em frente à Câmara de Teresina
Os profissionais reivindicam a convocação de mais de mil aprovados no último certame de 2024.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir