Brasil se preparou para surto de varíola dos macacos, diz Queiroga
De acordo com o Ministério da Saúde, o país tem até o momento 696 casos da doença confirmados.
Nessa segunda-feira (25), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que o Brasil se preparou para lidar com diagnósticos de pacientes com varíola dos macacos. A fala correu em evento sobre vigilância da saúde promovido pelo Ministério.
De acordo com Marcelo Queiroga, o país e os órgãos responsáveis se prepararam para o surto da doença com laboratórios para diagnóstico e isolamento de pacientes. “Nós aqui no Brasil já vínhamos fazendo nosso dever de casa desde o primeiro rumor, desde o primeiro caso suspeito. Preparamos nossa estrutura para fazer o diagnóstico. Temos quatro laboratórios hoje no Brasil com capacidade para isso”, pontuou o ministro.
Segundo o ministro, o ponto sobre a contaminação da varíola dos macacos ocorrer mais em homossexuais do sexo masculino dito por Tedros Adhanon Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, em reunião, não é uma estigmatização. “E essa fala não é para estigmatizar ninguém. Apenas não se pode obscurecer que essa é uma realidade, mas outros públicos podem também ter essa doença. Enfim, vamos também aprender juntos como lidar com esse problema sanitário”, disse Queiroga.
Conforme informações do Ministério da Saúde, o Brasil tem até o momento 696 casos da doença confirmados. 506 de São Paulo, 102 do Rio de Janeiro, 33 de Minas Gerais, 13 do Distrito Federal, 11 do Paraná, 14 de Goiás, 3 na Bahia, Rio Grande do Sul e Pernambuco, 2 no Ceará, Rio Grande do Norte e Espirito Santo, além de 1 caso registrado em Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
O ministro Marcelo Queiroga aponta que os laboratórios do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, Funed, em Minas Gerais, Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro e da Universidade Federal do Rio de Janeiro estão prontos para realizar diagnósticos de casos da varíola dos macacos.
Com informações da Agência Brasil.
-
Hospital Infantil Lucídio Portella realiza ações na 7ª edição do Novembrinho Azul
Segundo o Governo Estadual, o projeto foi idealizado pelo urologista Dr. Djalma Ribeiro Costa em 2017 e se tornou uma referência em saúde preventiva para o público masculino infantojuvenil. -
Hospital do Mocambinho registra aumento de 151% no número de atendimentos em 2024
Segundo o Governo do Piauí, a reestruturação e modernização do Hospital do Mocambinho têm promovido um ambiente mais humanizado, focado na eficiência e no bem-estar de pacientes. -
Hospital Dirceu Arcoverde passa por ampla reforma em Parnaíba
o objetivo é concluir a reforma e ampliação do hospital em 2025 -
HGV ganha Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares
Segundo o Governo do Piauí, o novo Centro foi instalado no local que antigamente abrigava o Serviço de Pronto-Socorro (SPS) e conta com uma estrutura completa para atender com eficiência e rapidez -
Secretaria de Saúde promove ações de prevenção a diabetes no Piauí
Segundo Luciana Sena, coordenadora do Adulto e Idoso da Sesapi, a ação teve como foco o rastreamento da diabetes mellitus tipo 2 entre os servidores.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir