Alepi vai debater ampliação de cirurgias cardíacas pediátricas
A audiência pública visa ampliar atendimento em cirurgias cardíacas pediátricas no Piauí.
Nesta quarta-feira (22) às 09:30h, a Assembleia Legislativa vai realizar uma audiência pública proposta pela deputada estadual Teresa Britto (PV) para ampliar atendimento em cirurgias cardíacas pediátricas no Piauí.
Segundo a parlamentar, o índice de bebês cardiopatas de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é de 27.282 a cada ano.
“Destas, cerca de 23 irão precisar de intervenção cirúrgica ou hemodinâmica ao longo da vida e, dentro deste grupo, cerca de 50% abaixo de um ano de idade. Considerando que o Piauí apresenta uma população de 3.289.290 habitantes e conforme dados de 2022 do Sistema de Informações dos Nascidos Vivos foram 45.134 nascidos vivos no ano de 2021, assim estima-se 451 novos casos/anos e uma necessidade de 361 procedimentos.” Informa a deputada.
A deputada, Teresa Britto, pediu que fossem convocados para a audiência o secretário de Saúde, Neris Júnior; o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque; e os representantes dos Conselhos Municipal e Estadual de Saúde. Serão chamados também os diretores da Maternidade Evangelina Rosa, Maternidade Wall Ferraz, Hospital Regional Dirceu Arcoverde (Parnaíba), Hospital Regional Tibério Nunes (Floriano), Hospital da Unimed e Hospital e Hospital São Paulo.
Também devem estar presentes: representantes do Ministério Público Federal, do Ministério Público Estadual, da OAB-PI, da Sociedade de Pediatria do Piauí, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, além de médicos cardiopediatras e cirurgiões cardíacos.
-
PT quer ampliar representação na Alepi em até três vagas, declara Gil Carlos
O deputado também expressou otimismo quanto à eleição para a Câmara dos Deputados em 2026. -
CCJ da Alepi aprova projeto sobre o transporte intermunicipal no Piauí
Segundo o deputado Francisco Limma (PT), autor do projeto, o objetivo principal do projeto é modernizar e adequar a legislação sobre o transporte rodoviário intermunicipal ao contexto atual. -
O martelo já foi batido e o PSD vai participar da chapa majoritária, diz Júlio César
O deputado também reforçou o apoio do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, à sua candidatura. -
Teresina precisa voltar a ser Cidade Verde, diz Aluísio Sampaio
Conforme o futuro secretário, os desafios serão diversos e o gestor vai buscar trabalhar avanços referentes ao saneamento básico, arborização da cidade, além da questão hidrográfica. -
Contrato de R$ 283 milhões da Semec parece imoral, diz Ismael Silva
O parlamentar será o próximo gestor da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e expressou sua preocupação quanto à legalidade da contratação de R$ 283 milhões da atual gestão.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir