Viagora

Vacinação contra raiva em Teresina segue até as 17h neste sábado

O gerente de Zoonoses da FMS, Paulo Marques, destaca a importância da imunização dos animais e pede para que os teresinenses não deixem de comparecer aos postos.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), divulgou que neste sábado (03), que 136 postos estão disponíveis até as 17h, para a campanha de vacinação contra a raiva nas zonas Sul e Sudeste de Teresina. Esta é a quarta e última etapa da ação que tem como objetivo imunizar cães e gatos contra a doença.

De acordo com a FMS, já foram vacinados 72.753 animais das zonas Nortes e Leste no último sábado (26), totalizando 86,58% de cobertura vacinal. Os locais de vacinação estão no site https://zoonoses.fms.pmt.pi.gov.br/. Aos entrar no site, o tutor terá acesso a um mapa com todas as localizações dos postos, além de informações como endereço e um link que abre diretamente no Google Maps.

Foto: Divulgação/FMSVacinação de cães e gatos em Teresina
Vacinação de cães e gatos em Teresina

O gerente de Zoonoses da FMS, Paulo Marques, destaca a importância da imunização dos animais e pede para que os teresinenses não deixem de comparecer aos postos. “Pedimos as pessoas para trazerem todos os seus cães e gatos para serem vacinados. A raiva é uma doença que não tem cura, tanto para os animais como as pessoas, e a única forma de se proteger é vacinando”, disse.

Paulo Marques afirma que a vacina também está disponível o ano todo no Centro de Zoonose da capital. O atendimento acontece todos os dias, incluindo fins de semana e feriados, de 8h às 15h. “Se por algum motivo você não conseguiu levar seu animal na campanha, basta trazer ao centro de zoonoses que ele será vacinado”, destacou o gerente.

Raiva

Segundo a Fundação, a transmissão do vírus da raiva em cães e gatos é através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordida, do cão ou gato. É importante saber que nem toda mordida transmite a raiva. Para haver a transmissão, é necessário que o animal agressor seja portador do vírus na saliva.

Ainda segundo a FMS, a doença pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos.

Facebook
Veja também