IBGE: Piauí é primeiro a concluir a 1ª Etapa do Censo Demográfico 2022
O presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto, pontua que o estado se destaca pelo profissionalismo da equipe e que foram bem recebidos nas residências da população durante a pesquisa.
Nesta sexta-feira (2), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizou a apresentação de informações na 1ª Etapa da coleta do Censo Demográfico 2022, onde o Piauí é o primeiro estado do Brasil a concluir com sucesso. A solenidade aconteceu no auditório do Hotel Uchôa, localizado na zona Leste de Teresina.
Estavam presentes no evento, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, o Presidente Nacional do IBGE, Eduardo Rios Neto, o Superintendente do IBGE no Piauí, Leonardo Passos, o deputado federal Júlio César, dentre outros representes do Instituto.
De acordo com o IBGE, na primeira etapa foram percorridos no Piauí 7.122 setores censitários (1105 dos setores censitários do estado), foram registrados 1.884.583 endereços, sendo 1.411.889 domicílios particulares permanentes, 1.465 domicílios coletivos (403 com morador e 1.062 sem morador) e 703 domicílios improvisados. Nos povos e comunidades tradicionais, foram registradas 7.063 pessoas que se autodeclararam indígenas. No Estado, 153 municípios ao menos uma pessoa indígena foi recenseada. Quanto aos quilombolas, que pela primeira vez foram pesquisados no Censo, já foram recenseadas 31.384 pessoas. Em 77 cidades ao menos uma pessoa quilombola foi recenseada.
O presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto, pontua que o Piauí se destaca no Censo Demográfico 2022, pelo profissionalismo da equipe e que foram bem recebidos nas residências da população durante a pesquisa.
“O que chama atenção primeiro o profissionalismo da superintendência que é um time fantástico, ontem eu tive a oportunidade de fazer esse agradecimento para a superintendência do IBGE no Piauí, na figura do superintendente Leonardo Passos, mas também de toda a equipe. Mas a população também do Piauí, eu queria agradecer aqui, porque eu falo que hoje em dia um motoboy chega, entrega a pizza e ninguém recusa a pizza que foi pedida. Quando a gente vai entregar a cidadania, que é a busca de informação pro Censo, vários locais do Brasil, nem sempre a gente é bem recebido, e aqui no Piauí nós fomos. E esse é o momento de agradecer que a recusa no Piauí inexistiu. Agradeço aos profissionais do Piauí, mas teve essa cooperação da população que nem em todos os estados foram entendidos dessa mesma forma”, explicou o presidente nacional.
O prefeito Dr. Pessoa disse que é um orgulho ter tido a oportunidade de presenciar o resultado da primeira etapa, que tem grande importância para as políticas públicas do Brasil.
“Fui funcionário temporário do IBGE quando eu morava no Rio de Janeiro, ou seja, fazia esse Censo Democrático, sem esse espelho geral da nação, do conhecimento das coisas do setor social, econômico e etc, não se pode ir à frente na administração de um país continental que é o Brasil. Portanto, é um orgulho ter sido chamado por esse momento, ter sido funcionário temporário do IGBE e aqui estou sendo chamado como autoridade do município de Teresina, como prefeito e compartilhando dessa alegria”, disse o prefeito”, declarou o gestor municipal.
O Superintende do IBGE no Piauí, Leonardo Passos, explica sobre o diferencial da pesquisa feito no Estado e agradece os piauienses por ter aberto as portas para os profissionais.
“Um diferencial para essa primeira etapa do Censo aqui no Piauí, foi que a sociedade piauiense abriu as portas para o IBGE, nós fomos muito bem recebidos, nós conseguimos uma grande cobertura nesta primeira etapa do Censo. E agora vem uma segunda etapa, que o IBGE continua o trabalho tentando chegar até aqueles domicílios que a gente não conseguiu nessa primeira etapa, reverter algumas pessoas que recusaram, mas esse foi um percentual mínimo, de modo que o IBGE segue com o trabalho, mas bastante feliz pelo fato da sociedade piauiense ter aberto as portas para o IBGE. O Censo é a maior pesquisa do país, e é muito importante a gente ter esse retrato nítido. Então a população piauiense vai ter dados bem fidedignos, de modo que as políticas públicas podem ser construídas em base nesses dados. E é uma felicidade para o Piauí está nesse momento como o Estado mais avançado da coleta em todo o Brasil”, frisou.
Ainda de acordo com o IBGE, cerca de 871.551 (84,08%) domicílios piauienses responderam ao questionário básico, onde constam 26 perguntas que é respondido pelo morador em até 6 minutos. Já no questionário de amostra, 165.064 domicílios (15,92) responderam ao questionário, que constam 77 perguntas e é respondido em 16 minutos. A maioria dos domicílios, 1.027 (99,54%), foi recenseada presencialmente, enquanto 3.632 (0,35%), prestaram informações por meio de telefone, e 1.113 casas (0,11%) optaram por fornecer via internet. Na primeira etapa também foi concluída a maior parte das tarefas de supervisão que estavam pré-estabelecidas.
-
Badespi libera mais de R$ 326 mil em investimentos para empreendedores de União
Segundo o Governo do Piauí, no setor comercial, os recursos beneficiaram empreendedores de áreas como varejo de carnes, bares, cosméticos, vestuário e produtos alimentícios -
Desembargador Téssio da Silva Tôrres é eleito presidente do TRT Piauí
Os nomes dos novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região foram divulgados na última terça-feira (19). -
Semec abre nova fase de renovação das matrículas para 2025 na segunda
O Secretário Municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes informou que nesta segunda etapa o período de matrículas é de 25 a 29 de novembro. -
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir