Viagora

Vacinas para crianças com comorbidades podem ser agendadas em Teresina

A FMS pede para que pais e responsáveis não deixem de vacinar as crianças, visto o risco do aumento de casos de covid-19 constatado nos últimos dias.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), abre na tarde desta segunda-feira (21), por volta das 17h, novas vagas de agendamento para vacinação contra a covid destinadas a crianças entre 6 meses e menores de 3 anos com comorbidades.

A FMS pede para que pais e responsáveis não deixem de vacinar as crianças, visto o risco do aumento de casos de covid-19 constatado nos últimos dias. Segundo Emanuelle Dias, a vacina previne a doença e evita as formas mais graves e que pode até levar à morte. “É importante que façam o agendamento e levem as crianças para serem vacinadas. A vacina previne a doença e evita as formas mais graves e que pode até levar à morte", alerta Emanuelle.

Gilberto Albuquerque, o presidente da FMS, reforça a importância da vacinação deste grupo, evitando infecções pelo Coronavírus, hospitalizações, síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e óbitos, além de complicações como a Síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica (SIM-P) e condições pós-covid-19.

Segundo a FMS, as crianças serão imunizadas com a vacina Pfizer infantil, em um esquema que contempla três doses. As duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose.

Grupo de comorbidades incluídas como prioritárias para vacinação contra a covid-19, são a Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Insuficiência cardíaca, Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas Síndromes coronarianas crônicas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênita, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados, Doenças neurológicas crônicas, Doença renal crônica, Imunocomprometidos, Hemoglobinopatias graves, Obesidade mórbida, Síndrome de Down e Cirrose hepática.

Facebook
Veja também