Viagora

SEMDUH alerta sobre o descarte irregular de lixo no período chuvoso

De acordo com a Secretaria, os dejetos não devem ser despejados em terrenos abandonados, ruas ou calçadas de Teresina.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), por determinação da Prefeitura Municipal de Teresina, fez um alerta à população da capital sobre o descarte irregular de lixo no período chuvoso que se aproxima.

De acordo com a SEMDUH, os dejetos não devem ser despejados em terrenos abandonados, ruas e calçadas, assim evitando inundações e a proliferação de doenças causadas pelo lixo.

Foto: Divulgação/ SEMDUHPrograma Lixo Zero.
Programa Lixo Zero.

Conforme a Prefeitura de Teresina, equipes de limpeza realizam diariamente serviços de capina, varrição e transbordo em pontos que costumam ser utilizados como depósito de resíduos. A secretaria dispõe de serviços para que a população se desfaça dos materiais, recicláveis ou não.

O coordenador de limpeza pública da SEMDUH, Fabrício Amaral, apontou que além da população individual, carroceiros descarregam lixo em lugares inapropriados, mesmo com a presença de containers no local.

“Na capital, são monitorados mais de 60 pontos de descarte irregular de lixo, serviço realizado pelos fiscais do Programa Lixo Zero. Geralmente, são locais onde a população joga lixo, diariamente, apesar do intenso trabalho de conscientização e limpeza realizados nesses locais pelas equipes da Prefeitura. A multa para quem descarta lixo incorretamente varia de R$ 407 a R $ 4.070, dependendo da quantidade de material despejado, da frequência, do tipo e do impacto ambiental causado “, explicou o gestor.

Segundo a Prefeitura, Teresina possui 55 Pontos de Recolhimento de Resíduos (PRRs) distribuídos nas zonas Norte, Sul, Sudeste e Leste. Os containers utilizados são posicionados em pontos estratégicos e de fácil acesso. Os cidadãos podem descartar materiais de construção, podas de árvore e móveis usados. Já o Lixo orgânico, domiciliar e comercial, não pode ser despejados.

Denúncias

A SEMDUH destaca que denúncias anônimas podem ser realizadas através do número de WhatsApp do Programa Lixo Zero: 86 9.9402-3074. Vídeos, fotos e informações sobre os locais podem ser enviados para os profissionais.

Facebook
Veja também