Viagora

Atendimentos à população em situação de rua crescem 50% em Teresina

De acordo com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), houve um aumento de 5.397 em relação ao levantamento de 2021.

A Prefeitura Municipal de Teresina através da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), registrou entre os meses de janeiro e outubro um aumento de 50% no número de atendimentos aos cidadãos que se encontram em situação de rua. Cerca de 16.180 atendimentos foram contabilizados, o que aponta o aumento de 5.397 atendimentos a mais em relação ao levantamento de 2021.

De acordo com a Semcaspi, organizações como o Centro Pop, Casa do Caminho e Serviço Especializado em Assistência Social (SEAS), atuam na prestação de serviços para o público que não possui lar na capital.

Segundo o secretário da Semcaspi, Allan Cavalcante, os atendimentos do Centro de Valorização para População em Situação de Rua são realizados através de abordagens individuais, indicação de populares ou demanda espontânea dos moradores de rua.

“A população em situação de rua é bastante instável. Porque é uma população que transita de capital em capital. A gestão do Dr. Pessoa é sensível a esta população e lançamos, no ano passado, o Centro de Valorização, onde reúne todos os serviços para este público e foram acrescentados muitos outros, diante das necessidades relatadas por eles e por nossa própria equipe”, explicou Allan.

O secretário destacou ainda que o crescimento nos atendimentos se deve à crise econômica, intensificada pelos efeitos da pandemia da Covid-19.

“Registramos um aumento significativo no número de atendimentos. São mais pessoas precisando destes serviços para sobreviver. Desde um banho, a uma refeição. A assistência social de Teresina tem buscado atender da melhor forma possível este público. A gente percebe que estas pessoas necessitam não apenas da política de assistência social, mas também de outras, desde saúde, porque existem muitos dependentes químicos, habitação, educação, esporte e cultura, possibilitando oportunidades”, concluiu o gestor da Semcaspi.

Facebook
Veja também