Procurador do trabalho investiga Prefeitura de São João do Arraial
O inquérito civil foi instaurado pelo Ministério Público do Trabalho em 11 de novembro deste ano com o objetivo de investigar falta de fornecimento de EPIs e fardamento aos trabalhadores contratados.
O Procurador do Trabalho, José Wellington de Carvalho Soares, instaurou na última sexta-feira (11), um inquérito civil que tem o objetivo de apurar suposta falta de fornecimento dos equipamentos de proteção individual (EPIs) para os trabalhadores contratados pelo município de São João do Arraial, administrado por Benedita Vilma Lima (PT) conhecida como Vilma Lima.
Conforme consta na Portaria do Ministério Público do Trabalho (MPT), os servidores foram contratados para atuar nos serviços de limpeza pública e além de não receberem os EPIs, também não havia fornecimento, por parte do município, do devido fardamento.

O procurador ressalta no inquérito que os equipamentos para proteção indicial são fundamentais para que a atividade seja executada com segurança.
“Considerando a garantia prevista no art. 7º, inciso XXII, da Constituição Federal de 1988, que assegura aos trabalhadores a redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança do trabalho”, explana em trecho da Portaria.
A obrigação do município de fornecer os equipamentos de forma gratuita aos trabalhadores também foi destacada no inquérito, o representante do MPT alegou que é importante para reduzir os riscos durante o desempenho dos serviços.
“Considerando a obrigação legal do empregador quanto ao fornecimento aos seus empregados, gratuitamente, de EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho”, considera em trecho do inquérito.
Outro lado
O Viagora procurou a prefeita para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria a gestora não foi localizada. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.
-
Doadoras de leite materno terão isenção em concurso público no Piauí
O projeto de autoria da deputada Ana Paula foi aprovado na Alepi e segue para sanção do Governo do Estado. -
Juiz mantém prisão preventiva da vereadora Tatiana Medeiros
A decisão foi adotada pelo juiz Luiz Henrique Moreira Rêgo, que também determinou a transferência da vereadora para o Quartel do Comando Geral. -
Promotor requer que prefeito de Lagoa Alegre retome obra inacabada de UBS
A obra da UBS na comunidade Poços D’água iniciou na gestão da ex-prefeita Gessimar Neves, mas nunca foi finalizada. -
Prefeito de Regeneração paga R$ 1 milhão sem licitação por laboratório móvel
A Innov Soluções foi criada em julho de 2023 e fica localizada no bairro Hélio Jatobá, no município de São Miguel dos Campos, em Alagoas. -
OAB-PI diz que prisão de Tatiana Medeiros violou prerrogativa
Conforme a OAB-PI, o acompanhamento durante a prisão de um advogado é uma garantia do estatuto da advocacia e o descumprimento dessa medida representa uma afronta à lei federal.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir