Hospital da Santa Maria da Codipi tem atendimento exclusivo para covid
Segundo a FMS, a medida tem o objetivo de reorganizar a rede hospitalar do município visando assegurar leitos e atendimentos aos casos de covid-19, que segundo o órgão, tem aumentado na capital.
Nesta terça-feira (25), se inicia o atendimento exclusivo para casos de covid-19 no Hospital Mariano Castelo Branco, localizado na Santa Maria da Codipi, em Teresina. A medida foi anunciada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), após reunião.
Segundo a FMS, a medida tem o objetivo de reorganizar a rede hospitalar do município visando assegurar leitos e atendimentos aos casos de covid-19, que segundo o órgão, tem aumentado na capital.
Ainda de acordo com a Fundação, atualmente com a disponibilização do Hospital da Santa Maria, os teresinenses possuem a sua disposição dois hospitais que garantem atendimento exclusivo para pacientes com covid-19.
A diretora de Atenção Especializada (DAE) da FMS, Fátima Garcêz, explicou que a medida foi tomada devido o aumento de casos da doença e o monitoramento diário da taxa de ocupação do hospital do Monte Castelo. Segundo a diretora, o hospital está funcionando em sua capacidade máxima com taxa de ocupação de 100%.
"Hoje existem pacientes em fila aguardando leitos de enfermaria e UTI, e com a reorganização eles serão alocados", afirma Fátima Garcêz.
De acordo com a diretora a escolha do Hospital Mariano Castelo Branco para disponibilizar atendimento exclusivo se deu por conta de sua atuação em 2021 como unidade referência no atendimento aos casos de Covid-19.
Fátima Garcêz ressalta ainda que o hospital possui multiprofissionais experientes destinados a realização dos atendimentos a covid-19. Dessa forma, ao todo são 31 leitos deste hospital que são disponibilizados exclusivamente para internação dos pacientes infectados.
“Nesse momento essa reorganização se faz necessária, e tão logo os números de internação por essa causa comece a reduzir, o Hospital Mariano Castelo Branco voltará a funcionar dentro da sua vocação”, explica Fátima Garcêz.
A diretora de Atenção Especializada (DAE), esclarece que o atendimento de emergência e urgência ainda acontecerá em fluxos diferentes.
Por fim, a FMS informa que os casos não covid-19 que forem atendidos na urgência e tenham indicação hospitalar serão regulados para outras unidades da rede por meio da central de regulação do município.
-
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade. -
Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos. -
FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19. -
Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital. -
Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir