Procurador Geral entra na Justiça contra Alepi e Câmara de Teresina
No dia 23 de agosto, o Procurador Geral Cleandro Moura ajuizou duas ações Diretas de Inconstitucionalidade com o objetivo de combater a Resolução Normativa n° 112/2018.
O Procurador Geral da Justiça, Cleandro Moura, ajuizou, no último dia 23 de agosto, duas ações Diretas de Inconstitucionalidade com o objetivo de combater a Resolução Normativa n° 112/2018 da Câmera dos Vereadores de Teresina e a Lei n° 6.178/2012 do Estado do Piauí, que criam cargos em comissão em violação a regras constitucionais.
De acordo com o MPPI, a Resolução Normativa n° 112/2018 dispões sobre o custeio e a estrutura de pessoal do Gabinete Parlamentar da Câmera Municipal de Teresina, que é composta de até vinte e três servidores ocupantes de cargos de assessor especial, parlamentar e administrativo, sendo todos livres de exoneração. Por sua vez, a Lei n° 6.178 criou dois mil, trezentos e cinqüenta e cinco novos cargos em comissão junto à Assembléia Legislativa do Estado do Piauí.
- Foto: Luis Marcos/ Viagora
Procurador-geral de justiça, Cleandro Moura
Segundo o órgão ministerial, as duas ações ajuizadas questionam a constitucionalidade dos atos normativos frente aos incisos II e V do artigo 54 da Constituição do Piauí, que estabelecem, respectivamente, a regra da realização do concurso público para tomar posse em cargos ou empregos públicos, além da preferência por servidores de cargo para o exercício de função em comissão e funções de confiança nos casos e condições previstos pela lei.
O MPPI ressalta que, na petição inicial ajuizada contra a Resolução Normativa n° 112/2018, foram feitas considerações acerca das atividades exercidas pelos cargos previstos, que equivalem a atribuições burocráticas e técnicas e, portanto, não expressam funções de chefia, direção ou assessoramento. Em relação à petição contra a Lei n° 6.178/2012, assinalou-se que os cargos criados, como iluminador, fotógrafo e recepcionista, são atividades destinadas às necessidades do executivo. Sustentou-se que são funções distantes dos encargos do comando.
Ao final, em ambos os casos foi solicitado à concessão de medida cautelar para suspender de imediato os efeitos do ato, até o julgamento de mérito da Ação Direta de Inconstitucionalidade pelo Tribunal de Justiça.
Outro lado
A Câmara Municipal de Teresina emitiu uma nota sobre o assunto:
A Câmara Municipal de Teresina, através da Procuradoria Legislativa, se manifestou nos autos da Ação Direta de Inconstitucionalidade por meio de petição em face dos pedidos requeridos pelo Ministério Público.
A Assembleia Legislativa do Piauí também divulgou uma nota sobre o caso:
A Assembleia Legislativa já foi notificada e a Procuradoria da casa já encaminhou as informações junto ao processo e entende que não há nenhuma irregularidade
Teresina
Piauí
Procuradoria-Geral do Estado do Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
-
Mais de 500 vagas de emprego são ofertadas para cinco municípios do Piauí
Os interessados devem se apresentar na sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e realizar o cadastro, para depois receber a carta de encaminhamento. -
Prefeitura de Esperantina inicia operação emergencial de recuperação asfáltica
Os trabalhos já estão em andamento em áreas estratégicas da cidade, priorizando os locais mais prejudicados. -
Audiência pública discute problema de abastecimento de água em Esperantina
O evento, que contou com participação popular, reuniu autoridades, representantes da AGESPISA, lideranças comunitárias e moradores no plenário da Casa Legislativa. -
Sesapi receberá mais de dez mil oxímetros da Receita Federal nesta sexta
A cerimônia de entrega acontecerá às 8h30, no auditório da Delegacia da Receita Federal, -
Governo do Piauí autoriza 30 servidores a participarem de Missão Educacional em Singap
Os servidores da Secretaria de Estado da Educação do Piauí ficarão afastados de suas atividades sem prejuízo da remuneração do seu cargo efetivo, da função comissionada ou do cargo em comissão.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir