Dr. Pessoa sanciona lei que proíbe abandono afetivo de idosos
De acordo com o texto da Lei Municipal Nº 5.621/2021, que é de autoria do vereador Dudu (PT), fica proibido o abandono afetivo de qualquer pessoa acima dos 60 anos.
O Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), sancionou uma lei, que foi publicada nessa quinta-feira (29) no Diário Oficial, que proíbe o abandono afetivo de idosos por seus familiares.
De acordo com o texto da Lei Municipal Nº 5.621/2021, que é de autoria do vereador Dudu (PT), fica proibido o abandono de qualquer pessoa acima dos 60 anos, considerada idosa.
- Foto: Luis Marcos/ViagoraPrefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB)
“Fica vedado, no âmbito do município de Teresina, todo e qualquer tipo de abandono afetivo de idosos por seus familiares. [..] Entende-se por idosa, a pessoa que tenha idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos”, diz um trecho da Lei Municipal.
Com base no dispositivo, é considerado abandono qualquer situação que caracterize falta de comprometimento dos responsáveis em suprir as necessidades afetivas dos idosos.
Ainda segundo a nova lei, as entidades que prestam serviço de acolhimento de idosos devem comunicar as autoridades em caso de abandono afetivo e moral para que as providências cabíveis sejam tomadas. Em caso de não cumprimento, vai acarretar as sanções previstas na Lei Federal Nº 10.741/2003 do Estatuto do Idoso.
-
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado. -
TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina. -
Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano. -
Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir