Maternidade Evangelina Rosa irá atender casos de alta complexidade
A decisão foi tomada levando em conta o perfil que a maternidade apresenta para o sistema de saúde do estado, sendo unidade de referência para atendimento de gestantes de alto risco.
A partir de hoje (01), a Maternidade Dona Evangelina Rosa atenderá pacientes gestantes com o perfil estratificado de médio e alto risco. A decisão foi assinada pelo Secretário de Estado da Saúde Florentino Neto.
A decisão foi tomada levando em conta o perfil que a maternidade apresenta para o sistema de saúde do estado do Piauí, sendo unidade de referência para atendimento de gestantes de alto risco, e que uma superlotação na unidade ocasionada pela chegada de pacientes não regulados pela rede estadual de regulação pode levar prejuízo para o atendimento de casos de média e alta complexidade atendidos pela unidade.
- Foto: DivulgaçãoMaternidade Dona Evangelina Rosa
As áreas técnicas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) em conjunto com a equipe da maternidade Evangelina Rosa e a parceria do município de Teresina elaboraram um plano de trabalho para ser executado deste até o dia primeiro de agosto.
Até a data final a maternidade continuará acolhendo, orientando e referenciando as gestantes que procurarem a maternidade por demanda espontânea.
De acordo com a unidade de saúde, além de melhorar a qualidade do atendimento dos casos de alta e média complexidade que chegarem até a maternidade, a medida também ajuda a reforçar o papel dos municípios em qualificar suas ações do pré-natal, os pontos de atenção e referenciamento de pacientes de acordo com o que é preconizado no processo de regulação estadual.
O superintende de Organização do Sistema de Saúde da Sesapi, Jefferson Campelo, destaca os beneficios que a medida leva para o atendimento das gestantes piauienses.
“Esse é um trabalho de reorganização da rede de acesso as gestantes no Piauí. Esse processo vai otimizar o atendimento das gestantes não somente na maternidade evangelina rosa como no entorno da região entre rios. Queremos um atendimento mais humanizado em toda a região entre rios, iremos hierarquizar a rede, atendendo um fluxo das gestantes da forma mais adequada”, explica o superintendente.
A diretora de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar, Joselma Oliveira, ressalta que a meta dos trabalhos é fazer com que a Maiternidade Evangelina Rosa funcione dentro do seu perfil de atendimento de média e alta complexidade de gestantes de alto risco.
“O estado vem fazendo um trabalho de preparação de todas as unidades que trabalham com o atendimento de gestantes no entorno das regiões Entre Rios e Cocais, preparando maternidades e hospitais que realizam partos, capacitando profissionais e garantindo equipamentos. Dessa forma, garantimos um atendimento adequado para as pacientes em diversas unidades, evitando transferências que não se enquadrem no perfil da MDER ”, pontuou.
Teresina
Piauí
Maternidade Dona Evangelina Rosa
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
-
Rafael anuncia desconto de ICMS para aquisição de equipamentos durante a Expoapi 2024
Rafael Fonteles destacou a importância da Expoapi para consolidar o Piauí como um polo de negócios agropecuários. -
Semarch inicia consulta pública para criação de nova Unidade de Conservação no Piauí
Segundo o Governo do Piauí, a Semarh convida a população a se envolver ativamente nesse processo de consulta -
Bombeiros do Piauí intensificam ações de capacitação operacional
Segundo a CBMEPI, o Treinamento de Prontidão ocorre diariamente nas instalações do quartel, em Teresina, e conta com a participação de militares dos 1º, 2º e 3º Grupamentos -
Penitenciária promove curso de administração rural para internos em Teresina
Segundo o Governo do Piauí, a atividade ocorre por meio de um termo de cooperação entre os órgãos -
Governo divulga que Piauí é modelo de gestão previdenciária no Brasil
O encontro entre a equipe do Piauiprev, SRT e MGI, ocorreu na última terça-feira (19).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir