"Teresina tem mais de 80% de ocupação de leitos de UTI", diz COE
De acordo com o médico infectologista, apesar dos leitos clínicos terem apresentado uma diminuição significativa, o ideal seria essa taxa de ocupação de 70%.
O membro do Comitê de Operações Emergenciais da Fundação Municipal de Saúde (COE), médico infectologista Walfrido Salmito, falou ao Viagora sobre o número de ocupação em leitos de UTI em Teresina.
De acordo com o infectologista, apesar de os leitos clínicos terem apresentado uma diminuição significativa, a capital já está com mais de 80% de ocupação em leitos de UTI por Covid-19, quando o ideal seria 70%.
- Foto: Luís Marcos/ ViagoraMembro do COE, Walfrido Salmito
“O ideal é trabalhar com 70% de ocupação de leitos de UTI, a gente ainda está acima disso. Temos um pouco mais de 80% de leitos de ocupação em UTI e os leitos clínicos temos uma folga maior, a gente tem 65% de ocupação“, ressaltou.
Para Walfrido Salmito, os dados de síndromes gripais ainda são preocupantes, principalmente com a presença das variantes do novo coronavírus, pois possuem maior transmissibilidade.
“A gente mantém um platô muito elevado de casos de síndrome gripal, a situação ainda não é uma situação tranquila, ainda é crítica, a gente tem muitas internações, apesar de que na última semana essas internações decresceram em torno de 17%, nas as síndromes gripais, que é aquele primeiro atendimento daqueles pacientes suspeitos de covid, elas estão em níveis alarmantes, níveis recordes. Nós temos uma grande quantidade de pessoas se infectando agora e mais tarde ela pode ser confirmada em covid-19 e ai aumentar significativamente novamente as internações”, frisou.
O médico ressalta que mesmo com a vacinação iniciada é necessário manter os devidos cuidados para que o município não volte a atingir o número máximo de internações em leitos de UTI.
“É preciso que a gente intensifique todos os cuidados, evite aglomerações, lave as mãos e tenha consciência de que a coisa não passou mesmo com a vacinação, que a gente precisa ainda de muito trabalho, muito cuidado pra que a gente não volte a ter aquele 100% de ocupação de leitos de UTI e enfermaria que tivemos meses atrás”, finalizou.
-
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade. -
Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos. -
FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19. -
Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital. -
Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir