MPPI quer medidas contra a Covid-19 em Unidades Socioeducativas
A recomendação visa garantir a segurança de reeducandos e funcionários presentes nos Centros Educacionais Masculinos (CEM), Femininos (CEF) e de Internação Provisória (CEIP).
O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) expediu recomendação à Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC) e diretores de Unidades Socioeducativos, por meio da 46ª Promotoria de Justiça, para promoverem ações de prevenção contra o novo coronavírus e, estabelecerem protocolos de isolamento e tratamento de adolescentes internados.
Segundo o MPPI, a recomendação visa garantir a segurança de reeducandos e funcionários presentes nos Centros Educacionais Masculinos (CEM), Femininos (CEF) e de Internação Provisória (CEIP), além do Complexo de Defesa da Cidadania (CDC), como de familiares durante visita.
A recomendação foi assinada pela promotora de Justiça Francisca Lourenço, titular da 46ª PJ, especializada na defesa da infância e juventude de Teresina.
No documento, a promotora considera que a manutenção da saúde dos adolescentes internados é essencial para evitar a disseminação do vírus.
“Considerando que a manutenção da saúde dos adolescentes privados de liberdade é essencial à garantia da saúde coletiva e que um cenário de contaminação em grande escala no sistema socioeducativo produz impactos significativos para a segurança e a saúde pública de toda a população, extrapolando os limites internos da unidade, o MP resolve recomendar medidas no sentido de evitar a transmissão da Covid-19”, esclarece o documento.
O MPPI solicitou ainda a criação de espaço para isolamento dos que ingressarem no sistema e a respectiva avaliação de saúde em até 48h. Caso descartado a possibilidade de contágio, o adolescente poderá ser distribuído para alojamento em convívio com os demais.
Em casos suspeitos, a vigilância epidemiológica deverá ser comunicada e o adolescente mantido em isolamento. Já nos casos positivos, se não existir necessidade de internação médica ou domiciliar, o adolescente deverá permanecer em alojamento exclusivo.
Na recomendação, o MP também pede que sejam constantes as testagens para Covid-19 e o cumprimento das práticas sanitárias e de higiene para prevenção da doença, como aferição de temperatura e uso de álcool gel.
Teresina
Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Covid-19
Coronavírus
-
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade. -
Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos. -
FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19. -
Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital. -
Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir