Covid: Piauí não exigirá prescrição médica para vacinar crianças
De acordo com o secretário Florentino Neto, assim que os imunizantes forem encaminhados pelo Ministério da Saúde as crianças de 5 a 11 anos devem começar a serem vacinadas.
Na manhã desta segunda-feira (27), o secretário estadual de saúde do Piauí, Florentino Neto, informou que o estado irá vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 sem a exigência de prescrição médica.
De acordo com o secretário, assim que os imunizantes forem encaminhados pelo Ministério da Saúde as crianças devem começar a serem vacinadas. Segundo ele, o Piauí se posicionou desde o início da pandemia a favor da ciência e da vida.
“Fomos o segundo estado brasileiro a protocolar junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o documento solicitando a análise técnica para vacinação desse público de 5 a 11 anos”, declara
O gestor lembra que o estado também começou a vacinar os adolescentes antes mesmo do envio das doses pelo Ministério da Saúde. “Para o governador Wellington Dias vacinar todos os piauienses sempre foi uma prioridade”, disse.
Conforme o secretário, a previsão é de que os imunizantes destinados para a vacinação das crianças cheguem no Piauí em janeiro de 2022. A vacina da Pfizer é a única aprovada no Brasil para esse público. As crianças também terão que receber a primeira e a segunda dose da mesma vacina.
Herlon Guimarães, superintendente de Atenção Básica a Saúde e Municípios da Secretaria de Estado da Saúde, destaca que toda a equipe técnica da atenção básica do estado já está revendo a logística de recebimento e encaminhamento das vacinas.
“Seguiremos a logística de distribuição que estamos aplicando desde o início da imunização do estado. A partir do momento que o ministério nos informar do envio das doses, teremos o pessoal capacitado para recebê-las e encaminhar para nossa rede de frio, e de lá fazer a distribuição pelo estado. Qualquer recomendação especifica para essas doses que seja comunicada ao estado, nós definiremos a melhor maneira de garantir a chegada dos imunizantes até as crianças piauienses”, finalizou.
Teresina
Piauí
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Florentino Neto
Vacina contra Covid-19
Covid-19
-
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade. -
Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos. -
FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19. -
Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital. -
Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir