Turmas do 3° ano do Ensino Médio retornam aulas presenciais no Piauí
Carlos Eduardo, diretor do Ceti, afirmou que nessa nova estratégia de retorno é preciso atenção redobrada para que seja seguro para professores e alunos.
Após publicação da portaria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), responsável pela autorização do retorno presencial em todas as modalidades e etapas de ensino, as escolas estaduais de ensino têm adotado as aulas 100% presenciais no Piauí. A transição do virtual para as salas de aulas físicas acontece de maneira gradativa.
Carlos Eduardo, diretor do Ceti Raldir Cavalcante Bastos, instituição que atende 385 estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, afirmou que nessa nova estratégia de retorno é preciso atenção redobrada para que seja seguro para professores e alunos.
- Foto: Governo do PiauíRetorno 100% presencial das escolas estaduais.
“Nós estávamos no modelo híbrido, mas hoje estamos voltando presencialmente com todas as turmas de 3ª série do Ensino Médio. Nós fizemos o planejamento com todos os professores porque nessa retomada presencial precisamos de uma atenção redobrada para que possamos refazer o que vínhamos fazendo em anos anteriores. Precisamos, também, sensibilizar os estudantes para que eles entendam que essa retomada é necessária e que eles precisam ter um maior esforço”, afirmou o diretor.
Além do ensino presencial, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é outro fator que motiva os estudantes do 3° ano do Ensino Médio a aderirem ao retorno das aulas nas escolas.
Alysson Quirino Costa, de 17 anos, é aluno do Ceti e tem o sonho de cursar Medicina em uma universidade pública, ele afirma que a preparação para a concretização do seu sonho tem sido intensa.
“A escola proporcionava aulas e materiais, atividades e lives e eu tentava conciliar um horário específico somente para os estudos. No on-line, a gente tem contato, mas não é igual àquela intensa comunicação que temos na sala de aula”, relatou o jovem.
Maria José Mendes, diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem (Unea) da Seduc, ressaltou que a secretaria está acompanhando as escolas por meio de cada uma das 21 Gerencias Regionais (GRE) e oferecendo suporte necessário para o retorno das aulas.
“Através da portaria 1442, a gente tem, a partir de hoje, a obrigatoriedade do retorno das turmas de 3ª série do ensino médio, conforme cronograma de organização. Estamos acompanhando e é super positivo. Essa grande estratégia da Seduc tem como preocupação o foco na aprendizagem dos estudantes”, explicou Maria José.
De acordo com o cronograma do retorno das aulas presenciais, a partir desta segunda-feira (18) retornam a 3ª série do Ensino Médio, em todas as modalidades e suas respectivas etapas. A partir da próxima segunda-feira (25) serão as turmas do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e por fim, no dia 1º de novembro de 2021 o 1º, 2º, 3º, 4º, 6º, 7º, 8º anos do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio aderem ao ensino presencial.
Teresina
Piauí
Secretaria de Estado da Educação - Seduc
Exame Nacional do Ensino Médio - Enem
-
Homem é condenado a 20 anos de prisão por tentativa de homicídio em Uruçuí
Conforme a denúncia do Ministério Público, o crime foi cometido por volta das 19:30h nas proximidades do ‘Bar do Cabeça’, no bairro Aeroporto. -
Coletivo piauiense Kaylla Martins lança clipe em homenagem aos povos originários
A produção foi realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo e busca trazer uma reflexão sobre a história e a ancestralidade do Brasil. -
Juiz manda Agespisa pagar indenização de R$ 100 mil e regularizar abastecimento em Uru
Conforme a decisão judicial, a determinação foi resultado de pedido acatado pelo juiz após ação civil instaurada pelo promotor Edgar Bandeira, através da 2ª PJ de Uruçuí. -
Justiça Itinerante oferece serviços gratuitos no 2º Mutirão PopRuaJud em Parnaíba
ara a analista judicial e membro da Justiça Itinerante, Robertha Sampaio, o mutirão permite que pessoas em situação de rua possam efetivar seus direitos, como o acesso à regularização cível -
Bombeiros do Piauí finalizam capacitação de salvamento em altura em Goiás
Segundo a CBMEPI, o curso teve a duração de 45 dias, visando especializar oficiais e praças para o planejamento, coordenação e execução de operações de salvamento em altura.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir