FMS e COE discutem a reorganização de leitos Covid-19 em Teresina
Segundo o médico infectologista, Walfrido Salmito, a rede de saúde da capital está atualmente em uma situação estável em relação ao novo coronavírus.
A rede municipal de Teresina passará por uma reorganização de leitos dedicados à Covid-19 para um melhor aproveitamento da estrutura diante da situação real da doença na cidade.
A decisão foi tomada após uma reunião entre o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, representantes dos hospitais do município e os membros do Centro de Operações em Emergências (COE) municipal, nessa sexta-feira (08).
- Foto: AscomGilberto Albuquerque em reunião com representantes dos hospitais de Teresina e membros do COE.
De acordo com o COE, a principal medida será a transferência de leitos, sem perdas para o atendimento, do Hospital de Campanha Pedro Balzi para o Hospital Mariano Castelo Branco, que tem uma estrutura permanente e no momento apresenta uma taxa de ocupação em torno de 25%.
Segundo o médico infectologista do COE, Walfrido Salmito, a rede de saúde da capital está atualmente em uma situação estável em relação ao novo coronavírus.
Ainda de acordo com o médico, o último boletim da FMS, mostra que a rede pública tem atualmente uma taxa de ocupação de 29,81% de leitos clínicos e 45,77% de leitos de UTI.
O presidente da FMS reforçou que a estrutura está passando por uma ampliação, com a abertura de leitos no Hospital de Campanha João Claudino e sua manutenção por contrato em um prazo de até 180 dias de acordo com a evolução da pandemia.
- Foto: AscomFMS E COE.
Gilberto Albuquerque disse ainda que a FMS está em conversas avançadas com o Hospital Universitário para a disponibilização de leitos em caso de necessidade.
“Portanto, a gente confirma a certeza de que, se a população de Teresina precisar de leitos covid, nós o tenhamos a oferecer com segurança, em quantidade e qualidade satisfatória”, conclui o presidente.
-
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade. -
Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos. -
FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19. -
Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital. -
Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir