Equatorial Piauí poderá ser multada pela falta de energia em Teresina
Segundo o diretor geral da Aneel, está sendo realizada uma investigação para apurar irregularidades na prestação de serviço da Equatorial durante a falta de energia que afetou vários bairros.
A empresa Equatorial Piauí poderá ser multada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), caso sejam constatadas irregularidades na prestação de serviços por parte da concessionária durante a falta de energia que durou vários dias em Teresina, devido às fortes chuvas que ocorreram na noite do último dia 31 de dezembro.
De acordo com o diretor geral da Aneel, André Pepitone, está sendo realizada uma investigação para apurar irregularidades na prestação de serviço da Equatorial durante a falta de energia que afetou vários bairros de Teresina. Em algumas regiões, moradores ficaram mais de quatro dias sem o fornecimento.
“A concessionária que presta o serviço de distribuição de energia elétrica no Piauí tem um contrato de concessão assinado com a União, que exige a boa prestação de serviço. Lá estão muito claros quais são os direitos da concessionária e quais são suas obrigações. O que está chamando a atenção da agência durante a falta de energia é a demora na recomposição do serviço, porque não é razoável passar até cinco dias com falta de energia”, explicou o diretor para a TV Clube.
Segundo a Aneel, foi estipulado o prazo de 11 dias para que a Equatorial apresente informações que comprovem que todos os protocolos estão sendo cumpridos para melhorar o atendimento. Após a Equatorial se manifestar, a Aneel irá averiguar o cumprimento dos protocolos, e para cada medida descumprida, a empresa poderá ser multada em até 2% da receita operacional em um ano. Por meio de nota nessa terça-feira (05), a Aneel informou que cobrou da Equatorial explicações sobre a falta de energia.
Confira a nota da Aneel:
A ANEEL cobrou da Equatorial Energia Piauí explicações sobre o blecaute que atingiu cerca de 71 mil unidades consumidoras em Teresina e região na virada do ano entre os dias 31/12/2020 e 3/1/2021. A Agência deu prazo até 11/1 para que a distribuidora informe a quantidade de consumidores afetados, os equipamentos impactados da rede de distribuição, a quantidade de equipes emergenciais disponibilizadas para atendimento às ocorrências, a adequada comunicação com os consumidores, dentre outros pontos.
A ANEEL utilizará tais informações em processo de fiscalização específico para a apurar a conduta da Equatorial na ocorrência. Com a fiscalização, a Agência busca verificar: as principais causas das interrupções; a eficiência na alocação de equipes e materiais pela Distribuidora; a efetividade das ações para restabelecimento do sistema e a prestação de informação aos consumidores. Segundo informações disponibilizadas até o momento pela Concessionária, o restabelecimento completo dos bairros atingidos ocorreu no dia 3, último domingo.
Desde o início da ocorrência, a ANEEL acompanha as ações realizadas pela Equatorial Energia Piauí para o restabelecimento do sistema.
-
Mais de 500 vagas de emprego são ofertadas para cinco municípios do Piauí
Os interessados devem se apresentar na sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e realizar o cadastro, para depois receber a carta de encaminhamento. -
Prefeitura de Esperantina inicia operação emergencial de recuperação asfáltica
Os trabalhos já estão em andamento em áreas estratégicas da cidade, priorizando os locais mais prejudicados. -
Audiência pública discute problema de abastecimento de água em Esperantina
O evento, que contou com participação popular, reuniu autoridades, representantes da AGESPISA, lideranças comunitárias e moradores no plenário da Casa Legislativa. -
Sesapi receberá mais de dez mil oxímetros da Receita Federal nesta sexta
A cerimônia de entrega acontecerá às 8h30, no auditório da Delegacia da Receita Federal, -
Governo do Piauí autoriza 30 servidores a participarem de Missão Educacional em Singap
Os servidores da Secretaria de Estado da Educação do Piauí ficarão afastados de suas atividades sem prejuízo da remuneração do seu cargo efetivo, da função comissionada ou do cargo em comissão.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir