Ministério Público inspeciona Hospital Tibério Nunes em Floriano
O hospital passou por uma inspeção virtual, por meio de videoconferência na última quarta-feira (16).
O Hospital Tibério Nunes do município de Floriano passou por uma inspeção virtual, por meio de videoconferência na última quarta-feira (16). A ação foi promovida pelo Ministério Público do Piauí por meio do Grupo Regional de Promotorias de Justiça Integradas no Acompanhamento à Covid-19 de Floriano.
A inspeção foi conduzida pelo diretor-geral do hospital, Davyd Basílio, o diretor-técnico, Justino Moreira, e a diretora clínica, Márcia Dias. Os três gestores apresentaram à equipe de fiscalização vários setores da unidade de saúde, entre eles, a área dos leitos de UTI destinados ao tratamento de pacientes com o novo coronavírus, o laboratório, a ala de pediatria, o setor de neurologia e os postos de enfermagem que estão em reforma, a estação de tratamento de esgoto, a enfermaria geral do hospital, a farmácia e a central de esterilização de materiais.
Além de integrantes do MP do Piauí, o trabalho de fiscalização contou com o auxílio de representantes do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI), do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito 14ª) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems).
Atualmente, o Hospital Tibério Nunes conta com um total de 30 leitos clínicos e 20 de UTI. Foi verificado que dentre os profissionais da saúde, cinco médicos pediram afastamento por conta de suas candidaturas para cargos eletivos, sendo três cirurgiões gerais e dois ortopedistas.
Foi constatado ainda que há três dias na semana em que a equipe de anestesia fica incompleta, fato que compromete de forma negativa a programação cirúrgica.
Além disso, a central de esterilização de material que ainda necessita de uma autoclave, equipamento que tem como função esterilizar materiais utilizados em processos cirúrgicos. O diretor-geral Davyd Basílio informou que já solicitou à Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) a aquisição do utensílio para o hospital.
Após a visita guiada ao hospital, os promotores de Justiça solicitaram que a administração do Tibério Nunes encaminhe ao Grupo Regional de Floriano as escalas de profissionais, indicando quais foram afastados e qual o déficit atual; o envio de informações sobre a existência de atrasos no pagamento de profissionais e quantos; e uma cópia da solicitação de compra de autoclave feita à Sesapi.
Participaram da inspeção os promotores de Justiça José de Arimatéa Dourado, Valesca Caland Noronha e Ana Sobreira Botelho, integrantes do Grupo Regional de Floriano, e Cláudia Seabra, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS); os médicos do Ministério Público Viviane Martins e Celso Pires Filho; o presidente do Crefito-14ª Região, Rodrigo Amorim; o médico Juaréz Holanda, fiscal do CRM-PI, além de representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems).
A coordenadora do CAODS expressou o reconhecimento das melhorias implementadas no hospital, especialmente, pela dedicação e profissionalismo dos diretores atuais e do corpo de profissionais de saúde. “Estamos presenciando um hospital com grande número de pessoas recebendo atendimento em todos os setores. Uma alternativa inteligente pra evitar a superlotação foi a implantação do chamado “hospital- dia” onde os pacientes com à Covid-19 vem ao hospital para tomar a medicação e são monitorados por exames laboratoriais e de tomografia, evitando o agravamento da saúde”, enfatizou a promotora Cláudia Seabra.
Floriano
Piauí
Hospital Regional Tibério Nunes
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Covid-19
-
Audiência pública discute problema de abastecimento de água em Esperantina
O evento, que contou com participação popular, reuniu autoridades, representantes da AGESPISA, lideranças comunitárias e moradores no plenário da Casa Legislativa. -
Sesapi receberá mais de dez mil oxímetros da Receita Federal nesta sexta
A cerimônia de entrega acontecerá às 8h30, no auditório da Delegacia da Receita Federal, -
Governo do Piauí autoriza 30 servidores a participarem de Missão Educacional em Singap
Os servidores da Secretaria de Estado da Educação do Piauí ficarão afastados de suas atividades sem prejuízo da remuneração do seu cargo efetivo, da função comissionada ou do cargo em comissão. -
MP investiga ex-prefeito de Lagoa do Piauí por contrato sem licitação de R$ 78 mil
A promotora de justiça Rita de Cássia de Carvalho Rocha Gomes de Souza assinou a portaria, publicada no Diário Oficial do MPPI. -
Educação de Esperantina realiza formação do PPAIC com foco na aprendizagem
A medida visa reduzir os impactos da estiagem na produção agrícola e no abastecimento de água no interior do estado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir