“Muitas empresas não irão conseguir reabrir”, diz Sindilojas
O presidente do sindicato dos lojistas, Tertulino Passos disse que até o momento a prefeitura não deu nenhuma perspectiva sobre a volta das atividades.
Em entrevista ao Viagora, o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas-PI) Tertulino Passos, falou sobre a situação do comércio em meio a pandemia e disse que várias empresas pequenas não conseguirião abrir novamente.
De acordo com o presidente do Sindilojas, eles estiveram em reunião com a Prefeitura de Teresina na semana passada, mas até o momento nenhuma posição foi dada. Tertulino relata que o prazo das suspenções de contratos está terminado e os empresários possuem duas alternativas: ou reduzir a jornada e consequentemente os salários, ou dar férias para os funcionários.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1Presidente do Sindilojas-PI, Tertulino Passos
“Tá terminado agora a suspensão de contratos e a única opção que o empresário vai ter será utilizar a forma de redução. Mas tá previsto em legislação, redução de salários e jornada. Por exemplo, tá retornando todo mundo agora, essa semana retornou uma parte agora, dia primeiro, e outras empresas vão retornar durante essa semana, que são exatamente o retorno das suspenções. Então as empresas têm duas alternativas: se tiver férias, mais de cinco dias, ele [empresários] podem dar férias para as pessoas, é o que tá previsto. Por exemplo, você dá férias de cinco dias, de seis dias, sete. E a outra medida seria a redução da jornada de trabalho e de salário. Só que tô fechado, eu vou ficar com uma pessoa com salário reduzido pra quê? Então, essa é a última alternativa que vai ser implementada, primeiro tem que optar pelas férias, se tiver”, explicou Tertulino.
Ainda segundo o presidente do Sindilojas, o fechamento do comércio e a demora para a reabertura tem prejudicado principalmente as pequenas empresas, e relata que muitas delas não irão conseguir reabrir novamente.
“Fechar, nós temos muitas empresas pequenas que elas não vão conseguir abrir as portas, inclusive, muitas empresas já fecharam ali, o cara não consegue abrir. O percentual é 30% em média, é o que tá se desenhando aqui pra Teresina. 30% devem nem abrir as lojas, é uma pesquisa do Sebrae sobre isso. Nós ainda não temos dados oficiais sobre isso, mas temos essa pesquisa”, afirmou representante.
Teresina
Piauí
Sindicato dos Lojistas do Comércio do Piauí - Sindilojas-PI
Coronavírus
Covid-19
-
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade. -
Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos. -
FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19. -
Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital. -
Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir