Maternidade Evangelina Rosa segue sem casos de Covid-19
Mesmo sem casos, a unidade possui dez leitos de UTI disponíveis e outros 16 para internação clínica.
A Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), em Teresina, adotou medidas de cautela reforçada em seus procedimentos durante a pandemia da Covid-19 e mantém os profissionais e a unidade sem casos de infecção da doença.
A unidade começou cedo a testagem de seus servidores e afastou aqueles com sintomas de gripe, conforme o diretor-geral da MDER, Francisco Macêdo. “Agora, é só aguardar as orientações legais e chamar todos de volta ao trabalho. Espero que outros hospitais sigam o exemplo da MDER e testem os seus servidores”, disse. Mesmo sem casos de pacientes contaminados, a maternidade já tem disponíveis dez leitos de UTI e 16 leitos de internação clínica.
Com a disponibilização dos testes rápidos, decidiu-se testar os profissionais de saúde que estavam afastados por sintomas gripais e que se encontravam dentro do perfil preconizado, aqueles com mais de sete dias do início dos sintomas. Foram testados 242 profissionais e destes, 16 apresentaram teste positivo para o coronavírus.
No início da crise, a maternidade iniciou um Plano Operativo Assistencial que reuniu profissionais de várias áreas e compôs um grupo operativo pra montar protocolos, fluxos e realizar treinamentos da equipe assistencial. Ainda foi separado um local seguro e adaptado dentro da unidade para receber pacientes com suspeita ou confirmação da doença.
Como parte do Plano Operativo Assistencial, foi instalado, na parte externa da MDER, um estande com consultório e recepção para receber gestantes, orientá-las, testá-las e classificá-las quanto ao risco, além encaminhá-las para o local indicado. Uma ambulância será disponibilizada para transferência pacientes em casos necessários.
-
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade. -
Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos. -
FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19. -
Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital. -
Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir