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Pacientes com Covid-19 recebem atendimento por telefone em Teresina

Lançado pela FMS, o serviço Alô Saúde Teresina irá atender pacientes com sintomas leves da Covid-19 ou outras doenças de segunda a sexta-feira, de 8h às 20h.

A partir desta segunda-feira, 20 de abril, pessoas com sintomas leves da Covid-19 ou com outros problemas básicos de saúde poderão ser atendidas através do telefone em Teresina. Implantado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), o programa “Alô Saúde Teresina” estará disponível através do telefone 0800 291 0084 e funcionará de segunda a sexta-feira, nos horários de 8h às 20h.

Segundo o órgão, o objetivo dessa nova forma de atendimento é ampliar o acesso à saúde, diminuindo a circulação de pessoas na cidade e evitando a exposição dessas pessoas ao vírus. “Estamos utilizando a tecnologia para beneficiar a população. Assim, os pacientes poderão ter contato com um grupo de médicos, sem precisar sair de casa”, explica o presidente da FMS, Manoel Moura.

Um total de 22 profissionais da Atenção Básica formam a equipe que atenderá a população. Os médicos serão distribuídos em escalas de serviço, como explica o diretor de Atenção Básica, Kledson Batista. “Contamos com médicos que estão isolados por fazerem parte do grupo de risco para a Covid-19.  Eles foram devidamente qualificados para esse atendimento e estão aptos a atenderem os teresinenses”, afirma.

O serviço, da OPT Sistema e implantado pela Prodater, tem possibilidade de atender, inicialmente, 4.900 ligações por dia. “A gestão também tem a opção de visualizar as ligações de outros municípios e poderá ter acesso aos relatórios diários das demandas atendidas. Isso contribuirá com a tomada de decisões e criação de políticas públicas”, ressalta o diretor técnico da Prodater, Câncio Junior

Como funciona o Alô Saúde Teresina

Ao ligar para o 0800, a população será atendida por uma Unidade de Resposta Automática, que irá redirecionar a ligação ao Call Center “Covid-19” ou “Saúde da Família”. Em seguida, um operador vai repassar todas as orientações sobre a Covid-19 e coletar dados do paciente, para atender as suas necessidades de saúde. Durante a ligação, é  preenchido o prontuário de atendimento.

“Se houver necessidade, a ligação será imediatamente transferida para um médico, para prosseguir com o atendimento. Vai ser possível, inclusive, fazer videoconferência para que a equipe médica possa ver o usuário. Todos os procedimentos feitos serão atualizados no prontuário do paciente”, ressalta Câncio Junior.

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