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Vigilância Sanitária orienta serviços de delivery em Teresina

Segundo a Vigilância Sanitária, as orientações, que já eram adotadas como normas pela ANVISA antes da pandemia, agora devem ser seguidas a risca para a segurança de todos.

A Vigilância Sanitária de Teresina tem realizado a ação "Delivery Seguro", com orientações para evitar a propagação da Covid-19, já que devido ao decreto de isolamento social na capital, a demanda dos serviços de entrega aumentaram nas últimas semanas.

A gerente de Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Jeanyne Seba, explica que a ação de orientação está sendo feita com os entregadores, restaurantes e com os usuários dos serviços de delivery.

"Do mesmo modo, estamos orientando os entregadores em tópicos: como os cuidados com os capacetes e motos, durabilidade das máscaras que eles usam para trabalhar e a importância da lavagem de mãos, que se mostra mais imprescindível do que apenas o álcool gel, que deve ser usado quando ele não tiver como lavar", diz a gerente de Vigência Sanitária.

Ainda segundo a gerente, as orientações, que já eram adotadas como normas pela ANVISA antes da pandemia, agora devem ser duramente seguidas para a segurança de todos os trabalhadores envolvidos no serviço, bem como dos clientes. "Os cuidados com a higiene nunca foram tão importantes como estão sendo agora", alerta Jeanyne Seba.

Confira algumas orientações da Vigilância Sanitária:

PARA QUEM ENTREGA

1. Limpeza da caixa térmica com água, sabão líquido e sanitizar com solução de água sanitária: 45 ml (03 colheres de sopa) de água sanitária para 01 litro de água;

2. Higienizar os punhos da moto ou volante do carro com solução de água sanitária ou álcool 70%;

3. A higiene do entregador é indispensável, deve-se usar camisa de mangas compridas;

4. O entregador deve lavar as mãos com água, sabão líquido e secar com papel toalha antes de pegar a embalagem do alimento para ser transportado;

5. Levar álcool 70% para utilizar entre uma entrega e outra;

6. Manter distancia mínima de 1,5m da pessoa que recebe a mercadoria;

7. Evitar tocar em superfícies ou objetos de áreas comuns  dos locais de entrega;

8. As maquinetas de cartões devem ser higienizadas  com álcool isopropílico e para facilitar a higienização,  as mesmas  podem ser cobertas com plástico filme;

9. Solicitar ao cliente para inserir o cartão na máquina, evitando manuseá-lo;

10. Ao retornar ao serviço, lavar as mãos com água, sabão líquido e secar com papel toalha;

11. Evitar tocar o rosto e caso seja necessário higienizar as mãos antes;

12. Fazer a higienização dos capacetes com frequência durante o trabalho diário.

PARA QUEM RECEBE

1. Procure sempre fazer o pedido e efetuar o pagamento pelo aplicativo;

2. Manter uma distância mínima de 1,5m do entregador;

3. Receba o pedido e coloque em um local limpo;

4. Se o pagamento for efetuado na maquineta  de  cartão,  evite  que o entregador  manuseie  o cartão.  Higienize em seguida as mãos com água  e sabão líquido e o cartão com  álcool 70%;

5. Caso o pagamento for realizado com dinheiro, lave imediatamente  as mãos com  água e sabão  líquido e seque,  de  preferência,  com papel-toalha;

6. Retire o alimento da embalagem e coloque em um utensílio de casa;

7. Jogue todas as embalagens no lixo;

8. Lave bem as mãos antes de consumir a refeição ou lanche;

9. Ao fim, sempre higienizar as superfícies que tiveram contato com as embalagens ou as mercadorias  entregues com solução de água sanitária: 45 ml (03 colheres  de sopa)  de água  sanitária  para  01 litro de  água.

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