TCE-PI julga procedente de denúncia contra prefeito Gongo
O conselheiro Jaylson Campelo analisou denúncia contra o prefeito de São João da Fronteira.
O conselheiro Jaylson Campelo, relator de processo contra o prefeito de São João da Fronteira, Gongo, votou pela procedência da denúncia contra o gestor. A acusação feita pelo vereador Antônio Ximenes ao Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) envolve desrespeito ao limite de gastos com pessoal. O julgamento aconteceu nesta terça-feira (19).
- Foto: Facebook/Prefeitura SJFPrefeito Gongo de São João da Fronteira
A Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal (DFAM) verificou que o município, no segundo semestre de 2017, atingiu um percentual de 58,93% de despesa com pessoal, sendo apurado o valor de R$ 8,4 milhões com a despesa de pessoal do executivo.
A equipe técnica também constatou que aconteceram inúmeras contratações de cargos mesmo quando o prefeito já havia excedido o limite de despesas, desrespeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
O Ministério Público de Contas (MPC), através do procurador José Araújo Pinheiro Júnior, seguiu este posicionamento.
Para o conselheiro Jaylson Campelo, ficou evidenciado o descumprimento do Poder Executivo ao limite legal estabelecido na LRF. Ele baseou-se em tabela da equipe técnica do TCE-PI para concluir que houve nomeações de comissionados mesmo depois de extrapolar os gastos.
O conselheiro também orientou pelo apensamento da denúncia à prestação de contas do município, referente ao exercício de 2018, para que sirva de subsídio ao mesmo. Quanto à multa, ele deixou para aplicá-la, se for o caso, no julgamento das referidas contas.
-
Homem é condenado a 20 anos de prisão por tentativa de homicídio em Uruçuí
Conforme a denúncia do Ministério Público, o crime foi cometido por volta das 19:30h nas proximidades do ‘Bar do Cabeça’, no bairro Aeroporto. -
Coletivo piauiense Kaylla Martins lança clipe em homenagem aos povos originários
A produção foi realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo e busca trazer uma reflexão sobre a história e a ancestralidade do Brasil. -
Juiz manda Agespisa pagar indenização de R$ 100 mil e regularizar abastecimento em Uru
Conforme a decisão judicial, a determinação foi resultado de pedido acatado pelo juiz após ação civil instaurada pelo promotor Edgar Bandeira, através da 2ª PJ de Uruçuí. -
Justiça Itinerante oferece serviços gratuitos no 2º Mutirão PopRuaJud em Parnaíba
ara a analista judicial e membro da Justiça Itinerante, Robertha Sampaio, o mutirão permite que pessoas em situação de rua possam efetivar seus direitos, como o acesso à regularização cível -
Bombeiros do Piauí finalizam capacitação de salvamento em altura em Goiás
Segundo a CBMEPI, o curso teve a duração de 45 dias, visando especializar oficiais e praças para o planejamento, coordenação e execução de operações de salvamento em altura.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir