Justiça Itinerante oferece serviços gratuitos no 2º Mutirão PopRuaJud em Parnaíba
ara a analista judicial e membro da Justiça Itinerante, Robertha Sampaio, o mutirão permite que pessoas em situação de rua possam efetivar seus direitos, como o acesso à regularização cível
A Justiça Itinerante estará presente, a partir desta segunda-feira (25), no 2º Mutirão Interinstitucional PopRuaJud, que acontecerá em Parnaíba. Durante o evento, serão oferecidos diversos serviços gratuitos à população, como a emissão de segunda via do Registro Geral e do Registro Civil. Os atendimentos ocorrem até sexta-feira (29), a partir das 08h, no Sesc Caixeiral, no Centro da cidade.
Para a analista judicial e membro da Justiça Itinerante, Robertha Sampaio, o mutirão permite que pessoas em situação de rua possam efetivar seus direitos, como o acesso à regularização cível. “Estamos participando do 2º mutirão PopRuaJud, uma iniciativa da Justiça Federal que busca promover a garantia de direitos fundamentais às populações vulneráveis, no que diz respeito à regularização de suas documentações cíveis. Esta é uma ação extremamente importante, pois garante que a sociedade possa ter acesso às documentações exigidas para o exercício de suas cidadanias, de forma simplificada, célere e gratuita”, explicou.
Segundo a Corregedoria Geral da Justiça do Piauí (PJPI-CGJ), o mutirão está relacionado à Política Nacional de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas Interseccionalidades no âmbito do Poder Judiciário, estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da Resolução CNJ 425/2021. O objetivo dessa ação é garantir um atendimento prioritário e simplificado nos tribunais brasileiros, promovendo o acesso à Justiça de forma ágil e eficaz.
Veja os serviços oferecidos e a documentação necessária:
Reconhecimento de paternidade:
– Certidão de Nascimento ou Casamento, RG, CPF, comprovante de endereço da mãe e do pai, além da Certidão de Nascimento do menor.
Retificação de registro civil de nascimento, casamento e óbito:
– Documento que necessite ser retificado/documento que comprove a necessidade de correção, RG, CPF e comprovante de endereço.
Divórcio Consensual:
– Certidão de Casamento; Certidão de Nascimento dos filhos menores de idade e documentação de comprovação de imóveis, caso tenha, RG, CPF e comprovante de endereço.
Reconhecimento de união estável:
– RG, CPF, comprovante de endereço do casal, Certidão de Nascimento do casal atualizada, duas testemunhas e Certidão de Nascimento dos filhos menores de idade.
Suprimento e dissolução de união estável:
– RG, CPF, comprovante de endereço do casal, Certidão de Nascimento do casal atualizada, duas testemunhas e Certidão de Nascimento dos filhos menores de idade.
Suprimento/justificação de óbito:
– RG, CPF, Certidão de Casamento do falecido, declaração de óbito do hospital, declaração do cemitério do sepultamento e duas testemunhas. O solicitante deve levar RG, CPF e comprovante de endereço.
2º via de Registro Civil:
– Certidão do Registro Civil, CPF e comprovante de endereço.
RG (1ª e 2ª vias):
– Certidão de nascimento/casamento atualizada, 01 foto 3×4, comprovante de endereço, RG, CPF (original e cópia).
Por: Maria Fernanda Rios
Parnaíba
Piauí
Justiça Itinerante
Corregedoria Geral da Justiça (CGJ)
Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
-
Nova lei incentiva uso do artesanato piauiense em presentes institucionais
O objetivo é reforçar a identidade cultural do estado, promover o artesanato como expressão criativa e gerar maior visibilidade para o setor. -
Rafael Fonteles inaugura reforma do Palácio das Artes em Campo Maior
O local recebeu investimento de R$ 185 mil. Além disso, mais de R$ 238 mil forma liberados para pequenos negócios da região. -
Esperantina receberá a Semana do MEI com oficinas, palestras e atendimento itinerante
Durante toda a semana, a população poderá participar de oficinas, palestras e atendimentos itinerantes. -
Evangelina Rosa faz Fórum Estadual de Doação de Leite Humano na segunda
De acordo com o Governo do Piauí, o evento integra a mobilização nacional e internacional pela doação voluntária. -
Piauí reforça segurança contra gripe aviária após caso confirmado no Rio Grande do Sul
A ação ocorre após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmar um foco da doença em uma granja comercial, localizada no estado do Rio Grande do Sul..
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir