TCE conclui que Numas Porto praticou nepotismo em 4 nomeações
O prefeito de Arraial nomeou irmã, sobrinho, a irmã do vice e a esposa de um vereador. O Tribunal de Contas do Piauí decidiu pela aplicação de multa ao gestor.
A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Piauí concluiu que o prefeito de Arraial, Numas Porto, praticou nepotismo em quatro nomeações no município. A sessão de julgamento, que chegou a ser adiada, ocorreu no dia 20 de novembro de 2018.
- Foto: Gp1Prefeito de Arraial, Numas Porto.
Segundo o TCE-PI, ocorreu nepotismo nas nomeações de Raimunda Pereira Porto, irmã do prefeito, Marcos Macyel Nunes de Oliveira, sobrinho do gestor, Maria do Ó da Rocha Ramos, irmã do vice-prefeito, e Claudenice de Paula Rocha Marques, esposa de vereador.
O conselheiro substituto Delano Câmara, relator do caso, considerou que tais contratações violam a Constituição Federal, conforme a Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF).
A acusação protocolada por quatro vereadores do município também questionava nomeações da esposa e de dois filhos de Numas Porto. Porém o relator citou jurisprudência do STF no sentido de que a contratação de parente para cargos públicos de natureza política não desrespeita o conteúdo normativo da Súmula Vinculante nº 13, ressalva situação de fraude à lei.
Delano Câmara opinou pela procedência parcial da denúncia, pela aplicação de multa ao prefeito, e pelo apensamento do processo à prestação de contas do município, exercício de 2017, para que repercuta na análise das contas. A Primeira Câmara do TCE-PI acompanhou o voto do relator.
-
Homem é condenado a 20 anos de prisão por tentativa de homicídio em Uruçuí
Conforme a denúncia do Ministério Público, o crime foi cometido por volta das 19:30h nas proximidades do ‘Bar do Cabeça’, no bairro Aeroporto. -
Coletivo piauiense Kaylla Martins lança clipe em homenagem aos povos originários
A produção foi realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo e busca trazer uma reflexão sobre a história e a ancestralidade do Brasil. -
Juiz manda Agespisa pagar indenização de R$ 100 mil e regularizar abastecimento em Uru
Conforme a decisão judicial, a determinação foi resultado de pedido acatado pelo juiz após ação civil instaurada pelo promotor Edgar Bandeira, através da 2ª PJ de Uruçuí. -
Justiça Itinerante oferece serviços gratuitos no 2º Mutirão PopRuaJud em Parnaíba
ara a analista judicial e membro da Justiça Itinerante, Robertha Sampaio, o mutirão permite que pessoas em situação de rua possam efetivar seus direitos, como o acesso à regularização cível -
Bombeiros do Piauí finalizam capacitação de salvamento em altura em Goiás
Segundo a CBMEPI, o curso teve a duração de 45 dias, visando especializar oficiais e praças para o planejamento, coordenação e execução de operações de salvamento em altura.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir