TCE julga representação contra Vilma Amorim por dívida milionária
A gestora é acusada de pagar dívida de R$ 5,2 milhões fora do prazo legal. O relator do processo é o conselheiro Abelardo Vilanova.
Será julgada nesta quinta-feira (26), pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), uma representação contra a Prefeitura de Esperantina, pelo pagamento atrasado de dívidas com o Fundo de Previdência Municipal. O relator do processo é o conselheiro Abelardo Vilanova.
O Ministério Público de Contas (MPC) verificou uma dívida de R$ 5.239.719,42 junto a previdência municipal apontados pelo denunciante. O débito é decorrente do não recolhimento de contribuições previdenciárias de 2013 a 2016, na gestão do ex-prefeito do município, Lourival Bezerra.
- Foto: Reprodução/Facebook
Prefeita de Esperantina, Vilma Amorim.
A atual prefeita do município, Vilma Amorim, assinou quatro termos de parcelamento para quitar as dívidas. Porém, segundo o MPC, os acordos foram realizados pela Prefeitura fora do prazo legal.
Neste sentido, o MPC pede ao Tribunal de Contas que julgue procedente a representação, bem como determine a aplicação de multa a Vilma Amorim e ao presidente do Fundo de Previdência, Francisco das Chagas Alves Neto. Foi solicitado também o apensamento dos autos de Representação à Prestação de Contas de Esperantina, no exercício de 2017.
Defesa da Prefeitura
O Governo Municipal alegou, em sua defesa, que as dívidas foram realizadas em gestões anteriores e que a Prefeita Vilma Amorim assumiu a prefeitura com o débito presente.
Assim, a prefeitura assinou quatro termos de parcelamento em 200 prestações cada para quitar as dívidas do município perante ao Fundo de Previdência do município.
-
Partido Liberal já começou tratativas sobre eleições de 2026, diz Luís André
O parlamentar informou que as movimentações já começaram internamente na legenda e que tem acompanhado de perto as articulações do partido no Piauí. -
Festival de Inverno de Pedro II pode ser reconhecido como Patrimônio Cultural
A proposta tem como objetivo reconhecer a importância cultural, social e econômica do festival. -
Ministério Público pede suspensão de eventos em cinco municípios do Piauí
A medida tem como objetivo conter gastos em razão da situação de emergência decretada pelo governador Rafael Fonteles devido à seca. -
Secretária de Educação de União não atende requisições e entra na mira do MP
O promotor de justiça Rafael Maia Nogueira instaurou procedimento preparatório em face da secretária Francisca Castro. -
Tribunal de Contas suspende licitação da Prefeitura de Murici dos Portelas
A decisão foi emitida no dia 11 desse mês. A decisão foi acolhida pela conselheira Flora Izabel.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir