Morador denuncia precariedade no abatedouro do município de Caracol
A carne é manuseada sobre caixas de papelão no chão do abatedouro.
O abatedouro público da cidade de Caracol vem enfrentado vários problemas de estrutura e também de higiene. Um morador da cidade, insatisfeito com a situação, resolveu denunciar o caso nessa quarta-feira (11) ao Viagora.
Segundo o denunciante, que preferiu não ser identificado, o local é utilizado por cerca de 23 criadores e açougueiros, que abatem os animais no local e realizam a venda da carne no mercado público da cidade e nos açougues privados do município.
“É uma questão de saúde pública para os consumidores dessa carne, e também uma questão de higiene. Acho que a vigilância sanitária nunca foi ao local para tomar conhecimento a respeito da situação”, relatou.
O abatedouro possui apenas um funcionário para realizar a limpeza da local. Segundo informações, a prefeitura não disponibiliza material para o abatedouro, e o funcionário estaria há oito meses sem receber salário pelos serviços prestados.
A carne é processada sobre caixas de papelão no chão da parte externa do abatedouro. Insetos, cachorros e urubus podem entrar facilmente no local. Os ossos e resto de animais que não servem para a venda são descartados a céu aberto, próximo ao local em que ocorre o abate.
O prefeito do município de Caracol, Gilson Filho, admitiu a precariedade do local e disse que providências já estão sendo tomadas. O prefeito afirmou que o local não passa por uma reforma há mais de dez anos, e que o salário do funcionário do abatedouro não está atrasado.
“Nós iremos fazer uma reforma no local, pois o abatedouro está bastante deteriorado. A última reforma que foi feita nele, foi em 2007, quando eu fui secretário de Saúde. Nós assumimos a prefeitura no ano passado, com muitos problemas”, explicou Gilson Filho.
De acordo com Gilson Filho, a reforma do abatedouro já estava sendo programada, e que prefeitura está realizando um levantamento a respeito da obra. Ele garantiu ainda que mais obras na cidade devem ser realizadas ao decorrer do ano.
-
Homem é condenado a 20 anos de prisão por tentativa de homicídio em Uruçuí
Conforme a denúncia do Ministério Público, o crime foi cometido por volta das 19:30h nas proximidades do ‘Bar do Cabeça’, no bairro Aeroporto. -
Coletivo piauiense Kaylla Martins lança clipe em homenagem aos povos originários
A produção foi realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo e busca trazer uma reflexão sobre a história e a ancestralidade do Brasil. -
Juiz manda Agespisa pagar indenização de R$ 100 mil e regularizar abastecimento em Uru
Conforme a decisão judicial, a determinação foi resultado de pedido acatado pelo juiz após ação civil instaurada pelo promotor Edgar Bandeira, através da 2ª PJ de Uruçuí. -
Justiça Itinerante oferece serviços gratuitos no 2º Mutirão PopRuaJud em Parnaíba
ara a analista judicial e membro da Justiça Itinerante, Robertha Sampaio, o mutirão permite que pessoas em situação de rua possam efetivar seus direitos, como o acesso à regularização cível -
Bombeiros do Piauí finalizam capacitação de salvamento em altura em Goiás
Segundo a CBMEPI, o curso teve a duração de 45 dias, visando especializar oficiais e praças para o planejamento, coordenação e execução de operações de salvamento em altura.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir