Câmara de Teresina pode entrar na Justiça contra Firmino Filho
Segundo o presidente da Casa Jeová Alencar, várias emendas parlamentares que estão no orçamento anual não estão sendo executadas.
Nesta quarta-feira (7), o presidente da Câmara Municipal de Teresina, Jeová Alencar (PSDB), afirmou que pode acionar a procuradoria da casa para ingressar com uma ação na Justiça contra o prefeito Firmino Filho (PSDB).
O vereador afirmou, em entrevista ao Viagora, que várias emendas parlamentares que estão no orçamento anual da Câmara não estão sendo executadas. “A gente vai abrindo as discussões. Nós iremos convocar uma reunião ou com o prefeito ou com o secretário de planejamento, caso a gente não consiga essa reunião, ou não consiga um entendimento, a gente vai usar sim a procuradoria para judicializar essa ação, uma vez que essas emendas são impositivas”, disse o parlamentar.
- Foto: Divulgação/Câmara MunicipalJeová Alencar
O presidente da Câmara ressalta ainda que existem emendas de 2015 e 2016, por exemplo, que não foram executadas e que a reclamação é de todos os vereadores. “Isso não é só do Jeová. É de todos os vereadores. Tanto os da base, quanto os da oposição ou independentes estão reclamando. As discussões foram abertas ontem e hoje, e a gente já vai oficializar para conversar com o secretário ou com o próprio prefeito para tentarmos chegar a uma solução. São obras que a gente coloca e que são importantes como calçamento, academia popular, enfim. São várias obras de interesse para Teresina, independente de qual vereador que seja”, disse.
Outro lado
O Viagora procurou o prefeito de Teresina Firmino Filho para falar sobre o assunto. A assessoria de comunicação do gestor emitiu uma nota sobre o caso. Confira a nota na íntegra:
As emendas parlamentares têm natureza impositiva e são liberadas de forma isonômica e equitativa entre os vereadores, não havendo discriminação ou uso político dos recursos públicos. O Município de Teresina vem cumprindo, conforme mandamento constitucional, com a aplicação mínima em gastos com saúde e educação, assim como a manutenção da máquina administrativa e com o recurso de pessoal. Ainda assim, à pedido da líder do prefeito na Câmara Municipal, vereadora Graça Amorim, haverá uma audiência entre os vereadores de Teresina e os representantes das secretarias de Governo e de Planejamento na próxima terça-feira. Na oportunidade, será esclarecida quaisquer dúvidas e respondidos os questionamentos dos vereadores sobre este e outros assuntos.
-
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários. -
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa. -
Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado. -
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. -
Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir