Motoristas de aplicativos fazem protesto na Câmara de Teresina
A categoria manifestava contra o Projeto de Lei que tramita na Casa, que estabelece uma série de requisitos para o transporte por aplicativo na capital.
Na manhã desta quinta-feira (29), dezenas de motoristas por aplicativo protestaram em frente à Câmara Municipal de Teresina, onde ocorria a discussão do projeto de regulamentação da categoria que circula na Casa há cerca de dois meses. A grande movimentação na Avenida Marechal Castelo Branco resultou em lentidão no trânsito.
Os vereadores presentes discutiam as propostas do projeto de regulamentação enviado pelo prefeito Firmino Filho (PSDB).
- Foto: Hélio Alef/Viagora
Vice-presidente do Sindicato dos Motoristas por Aplicativo do Estado do Piauí, Igor Machado.
O vice-presidente do Sindicato dos Motoristas por Aplicativo do Estado do Piauí (Sindmapi), Igor Machado, afirmou que alguns pontos do Projeto de Lei desfavorecem os motoristas. “A população tem repudiado muito. Primeiro, a exigência da placa somente de Teresina é inadmissível, porque isso iria afetar mais de 4 mil motoristas por aplicativo que iriam para de rodar. Segundo, a exigência da idade do carro ser no máximo 6 anos. Meu carro é em 60 meses. Se o Projeto de Lei passasse hoje, amanhã eu já não poderia rodar”, relatou.
- Foto: Hélio Alef/Viagora
Taxista Ronaldo Rocha.
A categoria dos taxistas defende que o número de motoristas por aplicativo seja menor, para que haja equidade entre as classes. “O que nós queremos é a regularização, porque a classe dos motoristas já é regulamentada em lei da mobilidade urbana, onde é afirmado que deve haver uma quantidade de táxis por população. A mesma coisa queremos para os aplicativos. A quantidade que há é exorbitante, dividindo as categorias. A gente fica sem o ganho e eles, eu acredito, não devem ter a mesma quantidade de ganho que deveriam”, afirmou o taxista Ronaldo Rocha.
- Foto: Hélio Alef/Viagora
Vereadora Graça Amorim (PMB).
A vereadora Graça Amorim (PMB), presente na discussão do projeto, falou ao Viagora que as propostas discutidas serão analisadas e uma nova reunião será convocada. “O projeto já se encontra nessa Casa há quase dois meses. Como temos recesso de evento, estamos acelerando os debates, ouvindo ambas as categorias para tentar obter um consenso, que não será fácil, tendo em vista que já temos serviços de táxi e mototáxi em Teresina há muito tempo, mas nós também não podemos priorizar determinada categoria, mas pelo menos colocá-las em pé de igualdade”, explicou a parlamentar.
Graça Amorim também afirmou que a expectativa é que a votação do Projeto de Lei ocorra na próxima semana. “Amanhã faremos uma nova reunião das comissões conjuntas, como Planejamento e Transporte, assim como a Comissão de Constituição e Justiça, para analisarmos as emendas que estão sendo propostas por alguns vereadores na perspectiva de levarmos esse projeto à votação na próxima semana”, concluiu.
-
Governador Rafael Fonteles inaugura Casa do Artesão em Teresina
Fonteles destacou a importância de investir no artesanato piauiense, potencializando a venda de obras artísticas e gerando renda para a população. -
Equatorial Piauí realizará desligamento programado em Parnaíba nesta quinta
A ação vai afetar quatro bairros, sendo Alberto Silva, Dirceu Arcoverde, Piauí e Rodoviária. -
Retratação: Viagora corrige matéria envolvendo nome de Elmorane Brito Martins Coelho
O Viagora vem a público se retratar pela matéria publicada. -
Afogamentos no litoral do Piauí diminuem no 1º trimestre, diz Corpo de Bombeiros
De acordo com a corporação, de janeiro a março, foram contabilizados seis casos, sendo três fatais. -
Esperantina faz evento sobre Neurodiversidade e apresenta projeto do Centro de Autismo
A prefeita Ivanária Sampaio acompanhou de perto o evento e destacou o compromisso da gestão municipal com políticas públicas voltadas à educação inclusiva e ao atendimento especializado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir