Juros cobrados por bancos chega a 42,2% ao ano em outubro, diz BC
De acordo com o Banco Central, a alta dos juros bancários médios está ocorrendo em um momento onde a taxa básica de juros da economia, a Selic, atinge o seu maior nível desde janeiro de 2017.
Nesta segunda-feira (28), o Banco Central (BC) divulgou as Estatísticas Monetárias e de Crédito, que apontou que a taxa média de juros das concessões de crédito livre chegou a 42,2% ao ano em outubro.
De acordo com o Banco Central, nas novas contratações para empresas, o custo médio do crédito atingiu 23,5% ao ano, registrando 0,5 ponto percentual no mês e 4,6 pontos percentuais em um ano. Já nas contratações familiares, o custo médio atingiu 56,6% ao ano, subindo 2,6 pontos no mês e 13,4 pontos no período de 12 meses.
Ainda conforme o BC, no crédito livre, os bancos possuem autonomia para emprestar o dinheiro captado no mercado e definir as taxas de juros cobradas dos clientes. Já o crédito direcionado, é destinado aos setores habitacional, rural, de infraestrutura e ao microcrédito. No direcionado, a taxa média no crédito direcionado chegou a 10,6% ao ano, alta de 0,2 ponto percentual no mês e de 2,1 pontos percentuais em 12 meses.
O Banco Central destacou ainda que a alta dos juros bancários médios está ocorrendo em um momento onde a taxa básica de juros da economia, a Selic, atinge o seu maior nível desde janeiro de 2017. A Selic é o principal instrumento usado pelo BC para alcançar a meta de inflação. Em outubro, a inflação subiu 0,59%, após três meses de deflação. Com o resultado, o IPCA acumula alta de 4,7% no ano e 6,47% em 12 meses, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para novembro, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), que é a prévia da inflação, também teve aumento de 1,17%.
Cartão de crédito
O levantamento informou que o destaque do mês para pessoas físicas foi o cartão de crédito, onde as taxas apresentaram crescimento de 5,2 pontos percentuais no mês e 30,4 pontos percentuais em 12 meses, chegando a 95% ao ano.
No cheque especial, o aumento foi de 1,8 ponto percentual em outubro e de 4,3 pontos percentuais em 12 meses, indo para 132,5% ao ano. O crédito consignado obteve elevação de 2,2 pontos percentuais no mês e 7,9 pontos percentuais em 12 meses (27,6%). Por fim, os juros do crédito pessoal não consignado subiram 1,9 pontos percentuais em outubro, variando 0,1 ponto percentual para baixo em um ano.
Com informações da Agência Brasil.
Banco Central
-
Enem dos Professores: prazo para adesão das redes de ensino termina nesta quarta
A avaliação será aplicada anualmente e tem como objetivo auxiliar na contratação de professores por meio de concursos públicos e seleções simplificadas. -
Começa prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2025
O período para pedir a isenção começou nesta segunda-feira (14) e segue até o dia 25 de abril pela Página do Participante. -
Ponte Metálica que liga Teresina e Timon segue interditada após derramamento de óleo
A liberação só ocorrerá após a conclusão da limpeza completa e de uma avaliação técnica sobre a estrutura da ponte. -
Prefeito de Timon recebe Wellington Dias para adesão ao programa federal
A solenidade vai acontecer nesta sexta-feira (11) no Ginásio Francisco Carlos Jansen, com a presença de autoridades municipais. -
Rafael Fonteles lança plano para fortalecer prevenção e resposta a desastres naturais
O Pepdec é estruturado em três eixos principais: prevenção e mitigação, preparação e resposta, e reconstrução e recuperação.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir