Veja como é feito o cálculo para a eleição de deputados federais
No sistema proporcional, as vagas são distribuídas de acordo com a proporção dos votos, partidos e federações dos candidatos.
Nas eleições deste ano serão escolhidos representantes a presidente, governador, senador e deputados federais e estaduais. A forma de votar é a mesma, mas a contagem de votos para os cargos tem algumas diferenças, esse é o caso das vagas para deputados federais.
No sistema proporcional, as vagas são distribuídas de acordo com a proporção dos votos, partidos e federações dos candidatos, portanto, os números das eleições para a Câmara dos Deputados não são considerados exatos. Esse preenchimento de vagas é realizado com base no cálculo dos quocientes eleitoral (QE) e partidário (QP).
Após essa primeira distribuição de vagas, há as sobras, que são distribuídas aos candidatos em um cálculo posterior. O número de vagas que serão preenchidas seguindo a divisão do número total de votos válidos que o partido obteve pelo número de cadeiras que ele obteve na rodada anterior +1, partido que apresentar o resultado maior leva a cadeira, e assim o procedimento será repetido até que não haja cadeiras vagas.
A reforma eleitoral de 2021 fez com que as sobras fossem distribuídas a apenas partidos e federações que tenham obtido no mínimo 80% do quociente eleitoral e por candidatos que tenham obtido pelo menos votos igual ou superior a 20% desse quociente.
O QE, é definido como o número de votos válidos divididos pela quantidade de vagas que o estado em que o candidato concorre possui. O QP, é o número de votos de cada partido dividido pelo Quociente Eleitoral. Outro ponto considerado no pleito é a cláusula de barreira individual, onde tem o impedimento que o candidato que não conseguiram sozinhos um número menor de votos equivalente a 10% do quociente eleitoral não seja eleito.
Com infromações da Agência Câmara
-
Enem dos Professores: prazo para adesão das redes de ensino termina nesta quarta
A avaliação será aplicada anualmente e tem como objetivo auxiliar na contratação de professores por meio de concursos públicos e seleções simplificadas. -
Começa prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2025
O período para pedir a isenção começou nesta segunda-feira (14) e segue até o dia 25 de abril pela Página do Participante. -
Ponte Metálica que liga Teresina e Timon segue interditada após derramamento de óleo
A liberação só ocorrerá após a conclusão da limpeza completa e de uma avaliação técnica sobre a estrutura da ponte. -
Prefeito de Timon recebe Wellington Dias para adesão ao programa federal
A solenidade vai acontecer nesta sexta-feira (11) no Ginásio Francisco Carlos Jansen, com a presença de autoridades municipais. -
Rafael Fonteles lança plano para fortalecer prevenção e resposta a desastres naturais
O Pepdec é estruturado em três eixos principais: prevenção e mitigação, preparação e resposta, e reconstrução e recuperação.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir