CGU bloqueia pagamento do auxílio emergencial de 299 mil servidores
De acordo com informações do ministro da CGU, os 299 servidores que receberam o benefício representam 0,45% do total de 65,2 milhões.
Nesta terça-feira (14), o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, disse que o órgão identificou e bloqueou o pagamento do auxílio emergencial a 299 servidores públicos estaduais e municipais que receberam o benefício de forma indevida.
De acordo com informações do ministro da CGU, os 299 servidores que receberam o benefício representam 0,45% do total de 65,2 milhões de trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados que receberem o auxílio destinado pelo Governo Federal.
"Realmente, a gente tem encarado uma situação de muita tentativa de fraude nos recursos do auxílio emergencial. Numa parceria com estados e municípios, cruzamos e identificamos de 299 mil servidores de todos os entes recebendo recursos do auxílio emergencial. É um recurso que a gente tem que estar muito atento”, diz o ministro.
Segundo Wagner Rosário, a Corregedoria-Geral da União está realizando uma análise prévia nas aquisições realizadas pelo Ministério da Saúde por meio de dispensa de licitação. Numa amostra de contratações que somam R$ 6,4 bilhões, o órgão de controle encontrou “fragilidades” em aquisições que envolvem R$ 2 bilhões.
De acordo com o ministro, a CGU também acompanha os repasses da União para estados, Distrito Federal e municípios.
"Estamos fazendo um trabalho bem braçal de busca em diários oficiais e em portais de transparência de estados e municípios. São levantamentos de preços e quantidades de aquisição para oferecer aos gestores uma média de preços praticados no momento da pandemia. Precisávamos buscar um preço de referencia para este momento. Também fizemos uma análise mais detalhada das empresas que estão contratando, para tentar fazer uma análise de risco das aquisições feitas pelos diversos entes federais, inclusive a União", explicou o ministro.
-
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais. -
Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento. -
As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação. -
Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58. -
Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir